Hidrodinâmica
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Hidrodinâmica
A Roda de Falkirk une dois canais desnivelados
em 35 metros, fazendo com que embarcações possam
transitar do Estuário de Clyde para o Union, na Escócia.
Antigamente, esses canais eram conectados por uma série
de 11 eclusas (degraus hidráulicos). O problema era que
fazer esse desvio levava quase um dia inteiro. [...] A Roda
de Falkirk pode ser descrita como um elevador giratório
composto de dois braços maciços que giram ao redor de
um centro, que, por sua vez, é movimentado por motores
hidráulicos. [...] Sua estrutura conta com duas gôndolas
(braços) de 15 metros instaladas em posições opostas
e cheias de água – cada uma suporta 250 mil litros – e
giram 180 graus. O nível de água de ambas as gôndolas
precisa estar equilibrado para que a massa dos barcos
consiga deslocar o proporcional de água dentro delas. O
movimento é feito por essa compensação de peso e pelo
trabalho realizado por 10 motores hidráulicos. O gasto de
energia com todo esse procedimento de elevação, que
demora cerca de quatro minutos, é bem modesto, já que o
peso do barco (ou a quantidade de água) que desce ajuda
a levantar o que está na outra ponta.
O gasto de energia no funcionamento da Roda de Falkirk
é baixo, uma vez que seu sistema de controle deixa as
duas gôndolas igualmente balanceadas, com ou sem
barcos no interior delas. Qual conceito físico explica esse
balanceamento e como ele ocorre?
A Teorema de Stevin; as gôndolas constituem vasos
comunicantes.
B Teorema de Pascal; as gôndolas constituem vasos
comunicantes.
C Princípio de Bernoulli; a energia mecânica é conservada
em ambas as gôndolas.
D Teorema de Arquimedes; os barcos deslocam seus
próprios pesos de água nas gôndolas.
E Teorema de Stevin; os barcos deslocam seus próprios
volumes de água nas gôndolas.
em 35 metros, fazendo com que embarcações possam
transitar do Estuário de Clyde para o Union, na Escócia.
Antigamente, esses canais eram conectados por uma série
de 11 eclusas (degraus hidráulicos). O problema era que
fazer esse desvio levava quase um dia inteiro. [...] A Roda
de Falkirk pode ser descrita como um elevador giratório
composto de dois braços maciços que giram ao redor de
um centro, que, por sua vez, é movimentado por motores
hidráulicos. [...] Sua estrutura conta com duas gôndolas
(braços) de 15 metros instaladas em posições opostas
e cheias de água – cada uma suporta 250 mil litros – e
giram 180 graus. O nível de água de ambas as gôndolas
precisa estar equilibrado para que a massa dos barcos
consiga deslocar o proporcional de água dentro delas. O
movimento é feito por essa compensação de peso e pelo
trabalho realizado por 10 motores hidráulicos. O gasto de
energia com todo esse procedimento de elevação, que
demora cerca de quatro minutos, é bem modesto, já que o
peso do barco (ou a quantidade de água) que desce ajuda
a levantar o que está na outra ponta.
O gasto de energia no funcionamento da Roda de Falkirk
é baixo, uma vez que seu sistema de controle deixa as
duas gôndolas igualmente balanceadas, com ou sem
barcos no interior delas. Qual conceito físico explica esse
balanceamento e como ele ocorre?
A Teorema de Stevin; as gôndolas constituem vasos
comunicantes.
B Teorema de Pascal; as gôndolas constituem vasos
comunicantes.
C Princípio de Bernoulli; a energia mecânica é conservada
em ambas as gôndolas.
D Teorema de Arquimedes; os barcos deslocam seus
próprios pesos de água nas gôndolas.
E Teorema de Stevin; os barcos deslocam seus próprios
volumes de água nas gôndolas.
- Gabarito:
- D
Re: Hidrodinâmica
É a D mesmo?
Meu pensamento:
O Teorema de Stevin afirma que a pressão em um líquido em equilíbrio é a mesma em todos os pontos da mesma altura. Esse conceito se aplica a vasos comunicantes, ou seja, recipientes conectados que contêm um mesmo líquido.
No caso da Roda de Falkirk, as duas gôndolas constituem um vaso comunicante, já que estão conectadas e contêm a mesma quantidade de líquido (água). Quando um barco entra em uma das gôndolas, ele desloca seu próprio volume de água para a outra gôndola, mantendo assim o equilíbrio de pressão entre as duas. Esse processo permite que as gôndolas permaneçam balanceadas, independentemente do peso dos barcos que estão em seu interior.
Portanto, o conceito físico que explica o balanceamento das gôndolas na Roda de Falkirk é o Teorema de Stevin, e não o Teorema de Pascal, Princípio de Bernoulli ou Teorema de Arquimedes.
Por isso que acredito que seja a alternativa E.
Fibonacci13- Mestre Jedi
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