Força resultante
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Força resultante
Um corpo de 50 kg é abandonado de uma certa altura, cai durante 7 segundos
em linha reta com velocidade constante, em um local onde a gravidade vale
10 m/s². Assinale que corresponde a força resultante no corpo, em unidades
do sistema internacional.
a) 500
b) 350
c) 3500
d) 5000
e) Zero
Não possuo o gabarito. Poderiam me dar um norte para a resolução?
em linha reta com velocidade constante, em um local onde a gravidade vale
10 m/s². Assinale que corresponde a força resultante no corpo, em unidades
do sistema internacional.
a) 500
b) 350
c) 3500
d) 5000
e) Zero
Não possuo o gabarito. Poderiam me dar um norte para a resolução?
Última edição por Hiago Colonetti em Sáb 07 maio 2022, 17:05, editado 2 vez(es)
Hiago Colonetti- Recebeu o sabre de luz
Re: Força resultante
Não se trata de uma queda livre tendo em vista que não se trata de um M.U.V. cuja força atuante seja unicamente a força gravitacional (peso).
Se o corpo move-se com velocidade constante, logo, trata-se de um M.U., o que implica que a força resultante sobre o corpo seja nula.
Neste caso, para que o corpo mova-se com velocidade constante, deve estar atuando sobre o corpo, além da força gravitacional, uma força F tal que sua orientação seja correspondente a: direção vertical cujo sentido seja de baixo para cima, para equilibrar a força gravitacional.
Da soma vetorial, portanto, tem-se que a força resultante sobre o corpo é nula, novamente, pelo fato de estarmos lidando com um M.U., que é entendido quando o enunciado fala que o corpo move-se com velocidade constant.
Se o corpo move-se com velocidade constante, logo, trata-se de um M.U., o que implica que a força resultante sobre o corpo seja nula.
Neste caso, para que o corpo mova-se com velocidade constante, deve estar atuando sobre o corpo, além da força gravitacional, uma força F tal que sua orientação seja correspondente a: direção vertical cujo sentido seja de baixo para cima, para equilibrar a força gravitacional.
Da soma vetorial, portanto, tem-se que a força resultante sobre o corpo é nula, novamente, pelo fato de estarmos lidando com um M.U., que é entendido quando o enunciado fala que o corpo move-se com velocidade constant.
Hiago Colonetti e Arlindocampos07 gostam desta mensagem
Olá, Hiago, posso estar errado (ainda não comecei a estudar dinâmica, mas sei algumas besteirinhas):
Se a velocidade de queda desse corpo é constante, quer dizer que a gravidade não está atuando nele (se estivesse, o movimento seria acelerado). Dessa forma, há uma força oposta a gravidade (poderia ser a resistência do ar, por exemplo) que cancela a gravidade. Assim, a força resultante nesse corpo é nula.
Lembra da primeira Lei de Newton: se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
Velocidade constante = movimento uniforme
Se a velocidade de queda desse corpo é constante, quer dizer que a gravidade não está atuando nele (se estivesse, o movimento seria acelerado). Dessa forma, há uma força oposta a gravidade (poderia ser a resistência do ar, por exemplo) que cancela a gravidade. Assim, a força resultante nesse corpo é nula.
Lembra da primeira Lei de Newton: se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
Arlindocampos07- Mestre Jedi
Giovana Martins e Hiago Colonetti gostam desta mensagem
Arlindocampos07 escreveu:Olá, Hiago, posso estar errado (ainda não comecei a estudar dinâmica, mas sei algumas besteirinhas):
Creio que haja um ligeiro equívoco: o fato de a velocidade ser constante não implica a força gravitacional ser nula (ou inerte em relação ao corpo), a qual está atrelada ao ambiente, ou seja, se há a presença da força gravitacional no ambiente, e neste caso há segundo o enunciado da questão, então, a força gravitacional é atuante no ambiente e, consequentemente, nos corpos presentes nesse lugar. O fato de a velocidade ser constante implica apenas que a força resultante atuante sobre o corpo seja nula (e nisso o corpo pode estar em repouso ou em M.U.).
Giovana Martins- Grande Mestre
Hiago Colonetti e Arlindocampos07 gostam desta mensagem
Perfeito, Giovana! Muito obrigado pelo alerta!
Já vou guardar essa observação para os meus estudos de Dinâmica.
Já vou guardar essa observação para os meus estudos de Dinâmica.
Arlindocampos07- Mestre Jedi
Giovana Martins gosta desta mensagem
Disponha!
Arlindocampos07 gosta desta mensagem