Dinâmica - Unimontes
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Dinâmica - Unimontes
Olá, gostaria de entender como calcular as forças presente nesse exercício e como relacionar as forças ( Fel , P ...) com o problema dado
Uma mola de constante elástica k, ao sustentar um corpo de massa m = 0,5 kg na vertical, estica 10 cm. A mesma mola vai ser utilizada para calcular o coeficiente de atrito cinético entre um bloco de madeira de 1 kg e uma superfície metálica lisa, conforme o esquema da figura a seguir. Ao puxar o bloco de madeira, preso à mola, sobre a superfície metálica horizontal, mantendo uma força constante, ela estica 5 cm, e o bloco permanece com velocidade constante. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície vale
a) 0,20
b) 0,25
c) 0,30
d) 0,50
Uma mola de constante elástica k, ao sustentar um corpo de massa m = 0,5 kg na vertical, estica 10 cm. A mesma mola vai ser utilizada para calcular o coeficiente de atrito cinético entre um bloco de madeira de 1 kg e uma superfície metálica lisa, conforme o esquema da figura a seguir. Ao puxar o bloco de madeira, preso à mola, sobre a superfície metálica horizontal, mantendo uma força constante, ela estica 5 cm, e o bloco permanece com velocidade constante. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície vale
a) 0,20
b) 0,25
c) 0,30
d) 0,50
- GABARITO:
- b
Última edição por Dr.WhoXXI em Qua 05 Jan 2022, 01:26, editado 1 vez(es)
Rory Gilmore gosta desta mensagem
Re: Dinâmica - Unimontes
Quando a mola sustenta o corpo de massa 0,5 kg ela exerce uma força igual a peso nele, logo:
k.10 = 5
k = 0,5 N/cm
Quando o bloco de 1 kg anda puxado pela mola com velocidade constante, a força de atrito é igual a força elástica, então:
0,5.5 = u.10
u = 0,25
k.10 = 5
k = 0,5 N/cm
Quando o bloco de 1 kg anda puxado pela mola com velocidade constante, a força de atrito é igual a força elástica, então:
0,5.5 = u.10
u = 0,25
Rory Gilmore- Monitor
Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem
Apenas algumas dúvidas, Quando a velocidade for constante eu posso considerar sempre a Fat = Fel? E quando o enunciado diz que "Uma mola de constante elástica k, ao sustentar um corpo de massa m = 0,5 kg na vertical"
ao dizer "vertical" isso faz com que eu possa usar a força peso, ou sempre que uma mola estiver sustentando um corpo eu posso calcular a força peso como a força que a mesma exerce sobre o corpo ?
ao dizer "vertical" isso faz com que eu possa usar a força peso, ou sempre que uma mola estiver sustentando um corpo eu posso calcular a força peso como a força que a mesma exerce sobre o corpo ?
Sempre que a velocidade for constante, a aceleração é nula.
Neste caso a resultante das forças é nula: R = m.a = m.0 = 0
Como neste caso só atuam duas forças opostas, elas são iguais.
Sim para a 2ª pergunta.
Neste caso a resultante das forças é nula: R = m.a = m.0 = 0
Como neste caso só atuam duas forças opostas, elas são iguais.
Sim para a 2ª pergunta.
Elcioschin- Grande Mestre
Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos