Unicamp- Latitude e Vegetação
2 participantes
Página 1 de 1
Unicamp- Latitude e Vegetação
A figura a seguir retrata a variação latitudinal dos padrões espaciais de distribuição dos principais biomas terrestres.
Considere a figura anterior e assinale a alternativa correta.
a) As florestas têm um aumento na diversidade de suas espécies à medida que a precipitação aumenta e as temperaturas apresentam declínio.
b) Os desertos e as savanas ocorrem em todos os continentes, em áreas com temperaturas elevadas e baixo volume de precipitação.
c) A taiga apresenta espécies arbóreas de maior porte em razão da umidade proveniente das baixas pressões de médias latitudes do Hemisfério Norte.
d) As savanas e as florestas de monções dependem da sazonalidade climática: invernos frios e chuvosos, verões quentes e secos.
Considere a figura anterior e assinale a alternativa correta.
a) As florestas têm um aumento na diversidade de suas espécies à medida que a precipitação aumenta e as temperaturas apresentam declínio.
b) Os desertos e as savanas ocorrem em todos os continentes, em áreas com temperaturas elevadas e baixo volume de precipitação.
c) A taiga apresenta espécies arbóreas de maior porte em razão da umidade proveniente das baixas pressões de médias latitudes do Hemisfério Norte.
d) As savanas e as florestas de monções dependem da sazonalidade climática: invernos frios e chuvosos, verões quentes e secos.
- Gabarito:
- Letra C.
- Dúvida:
- Como assim a umidade provém de regiões de baixa pressão? Pra mim não faz sentido essa afirmação, pois deveria estar escrito que a taiga está presente em uma região de baixa pressão e, portanto, recebe umidade, e não que essa umidade provém de uma região da baixa pressão, até porque quem expulsa os ventos são regiões de alta pressão. A alternativa realmente foi infeliz ou eu que estou confundindo?
Ceruko- Estrela Dourada
Re: Unicamp- Latitude e Vegetação
Fiz em sala e questionei o gabarito para a professora, que também achou bem duvidosa.
Concordo com sua solução e acho mais interessante ignorar a questão, já que possui de fato uma afirmação que é no mínimo estranha.
Reverse.- Jedi
Ceruko gosta desta mensagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos