PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que gasta mais energia? andar a pé ou de bicicleta?

2 participantes

Ir para baixo

O que gasta mais energia? andar a pé ou de bicicleta? Empty O que gasta mais energia? andar a pé ou de bicicleta?

Mensagem por andre.pina Ter 15 Jun 2021, 15:20

Recentemente eu venho pensando sobre se ao ir de um ponto A a um ponto B de bicicleta eu gasto mais energia do que se eu fosse andando a pé. Pensando intuitivamente eu acho que de bicicleta eu gastaria menos energia por chegar mais rápido, porém, se eu considerar que a massa do conjunto aumenta (meu corpo + a bicicleta), eu precisaria gastar mais energia para levar esse conjunto do ponto A ao B, então, indo a pé seria levar menos peso, logo indo a pé teria menos gasto de energia. 

Afinal, onde se gasta mais energia? Pedalando ou andando?

andre.pina
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 32
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que gasta mais energia? andar a pé ou de bicicleta? Empty Re: O que gasta mais energia? andar a pé ou de bicicleta?

Mensagem por Elcioschin Ter 15 Jun 2021, 16:06

Você esqueceu que o movimento da bicicleta é de rotação (menor atrito) e o movimento da caminhada é de translação (maior atrito)

Tudo depende também da velocidade da caminhada e da velocidade da bicicleta: se a bicicleta vai bem devagar e se a caminhada é acelerada, por exemplo!

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos