Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica dos Fluidos
Página 1 de 1
Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.
Olá amigos,
tenho uma dúvida teórica no seguinte caso:
No chão de uma sala é exercida a força da gravidade,daí posso determinar a pressão nessa superfície ,tendo a área dessa superfície.
Mas como seria determinada a pressão exercida nas paredes de uma sala,sendo que a única pressão na sala é a pressão atmosférica?
Essa questão não é de nenhum livro ou concurso,apenas uma dúvida que tenho.Espero que tenham compreendido o que eu quis dizer na dúvida exposta.
tenho uma dúvida teórica no seguinte caso:
No chão de uma sala é exercida a força da gravidade,daí posso determinar a pressão nessa superfície ,tendo a área dessa superfície.
Mas como seria determinada a pressão exercida nas paredes de uma sala,sendo que a única pressão na sala é a pressão atmosférica?
Essa questão não é de nenhum livro ou concurso,apenas uma dúvida que tenho.Espero que tenham compreendido o que eu quis dizer na dúvida exposta.
Rafael Ibatexano- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 347
Re: Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.
ibatexano escreveu:
No chão de uma sala é exercida a força da gravidade, daí posso determinar a pressão nessa superfície tendo a área dessa superfície.
Pressão é definida como Componente Vertical da Força por unidade de Área.
Pressão atmosférica — pressão do ar — é a força normal às superfícies por unidade de área que a as moléculas dos gases componentes do ar exercem sobre as superfícies quando se chocam com as mesmas.
O Gás ideal é um modelo da mente humana usado na Teoria Cinética dos Gases para poder compreender e se medir em vez de se calcular a pressão.
Nesse modelo teórico , é suposto que o gás ideal é composto por um número enorme de partículas esféricas bem pequenas, todas com a mesma massa, em MRU, que se chocam aleatoriamente (movimento browniano) entre si e com as superfícies que o contém, sendo esses choques perfeitamente elásticos.
Por ser um número enorme de partículas, o único tratamento viável é através da Estatística.
Então se usa velocidade média das partículas, energia cinética média, momentum médio, onde há médias aritméticas e médias dos quadrados das grandezas, e aí vai.
Através de cálculos simples se chega a expressão:
PV = nRT
Onde:
P: Pressão do Gás
V: Volume que ele ocupa
T: Temperatura Absoluta (K) em que se encontra
n: número de partículas em mols ( 6,02.10²³ partículas)
R: Constante Universal dos Gases Perfeitos (ou Ideais)
Como n é proporcional à massa de ar e essa ao seu peso, podemos pensar que quanto maior o peso do ar acima de nós, maior será a pressão atmosférica, e vice-versa. Por isso é que no Monte Everest a água ferve a menos de 100°C , já que há menos "obstáculos" contra o fenômeno.
Numa sala, você pode condiderar todo o seu interior com a mesma altura, já que a diferença entre teto e chão é muito pequena em relação a altura da camada de ar da atrmosfera.
Obviamente que ela vai se distribuir quase que homogeneamente por todas as superfícies.
Então, basta medir a pressão do ar em qualquer ponto da sala através de um barômetro.
Nas CNTP, o modelo do Gás Ideal funciona muito bem para a maioria dos gases, dando uma aproximação excelente e suficiente para a maioria de suas utilizações.
Última edição por rihan em Qua 05 Out 2011, 09:46, editado 3 vez(es)
rihan- Estrela Dourada
Deixem-me acrescentar alguma coisa:
Suponha uma sala vazia, sem mobiliário, contendo apenas ar. A pressão num meio fluido (gases e líquidos) transmite-se igualmente em todas as direções, de modo que, no piso, nas paredes e no teto atua a pressão atmosférica.
O piso pode estar sujeito a uma carga devida ao mobiliário, por exemplo. Nesse caso, o peso do móvel exerce uma força contra o piso, na área em que se apóia sobre ele.
A relação entre esse peso e a área em que é aplicado, resulta numa pressão localizada e restrita a essa área.
Forças mecânicas macroscópicas exercem, contra superfícies rígidas, pressões dessa segunda natureza.
Nos fluidos a pressão é resultado do somatório de choques físicos das moléculas contra as paredes do recipiente que os contém e se manifesta igualmente em todas as direções.
Suponha uma sala vazia, sem mobiliário, contendo apenas ar. A pressão num meio fluido (gases e líquidos) transmite-se igualmente em todas as direções, de modo que, no piso, nas paredes e no teto atua a pressão atmosférica.
O piso pode estar sujeito a uma carga devida ao mobiliário, por exemplo. Nesse caso, o peso do móvel exerce uma força contra o piso, na área em que se apóia sobre ele.
A relação entre esse peso e a área em que é aplicado, resulta numa pressão localizada e restrita a essa área.
Forças mecânicas macroscópicas exercem, contra superfícies rígidas, pressões dessa segunda natureza.
Nos fluidos a pressão é resultado do somatório de choques físicos das moléculas contra as paredes do recipiente que os contém e se manifesta igualmente em todas as direções.
Euclides- Fundador
É isso aí Grande Mestre !
rihan- Estrela Dourada
Agradeço aos amigos pelas explanações!
Rafael Ibatexano- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 347
Estamos aqui !
E vamos lá !
E vamos lá !
rihan- Estrela Dourada