Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revolução Chinesa

2 participantes

Ir para baixo

Revolução Chinesa Empty Revolução Chinesa

Mensagem por Barataum Qui 31 Dez 2020, 17:18

O regime comunista da China festeja com orgulho no próximo dia 1° os 50 anos da vitória da. revolução que resgatou o país de seu atraso histórico e acabou com 150 anos de humilhação imposta pelas potências imperiais. Mas o futuro já não parece tão promissor.
("Jornal do Brasil", 26/09/99)

No dia 1 de outubro de 1949, foi proclamada em Pequim a República Popular da China, assinalando a vitória dos comunistas, liderados por Mao Tsé-Tung, sobre os nacionalistas, liderados por Chiang Kai-Shek.
Um dos motivos que explica a vitória é:

A)
a postura de Mao Tsé-Tung, que deu garantias aos capitais estrangeiros aplicados na China 


B)
o governo ditatorial estabelecido por Chiang Kai-Shek, que foi tomado pela corrupção


C)
a derrota japonesa na 2a Guerra Mundial, que enfraqueceu o governo dos nacionalistas


D)
a interferência americana a favor dos nacionalistas, que possibilitou a ascensão dos comunistas ao poder





Olá, amigos.. não encontrei a banca que fez essa questão para checar o gabarito oficial, mas em todos sites que eu encontrei dava alternativa B como correta, um site identificou ela como sendo da UERJ mas não tenha certeza se é confiável. Eu não consegui entender o porquê a C é dada como errada, e a B não faz sentido pra mim, já que pelo que estudei a segunda guerra foi decisiva pro fortalecimento do partido comunista, dada as baixas que os nacionalistas tiveram com esta, no caso fui na C por falta de opção, já que não tinha nenhuma outra opção que se relacionava com a segunda guerra além dela. Não consegui compreender a B muito bem alguém pode dar uma força?
Barataum
Barataum
iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/03/2020
Localização : Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Revolução Chinesa Empty Re: Revolução Chinesa

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 08 Fev 2021, 05:58

Você tem que analista o contexto.
O governo de Chang Kai Shek começa antes dos anos 30. O que aconteceu? A China foi tomada e completamente dominada pelas potências européias. Aquela famsoa foto do ingles,disputando com frances,com alemão olhando com uma espada fazendo um corte no mapa da China,e um chines desesperado pedindo pra que eles parassem com isso sem sucesso,é o que retrata o panorama da China na época. Chang Kai Shek era visto como um BUNDÃO,porque ele não pôde impedir que o país fosse tomado por potências estrangeiras.
A URSS,sede do socialismo mundial faz fronteira com a China. Ela não estava gostando da presença estrangeira na China,que poderia talvez lhe ameaçar. Então,o que ela fez? Ela começou a armar,municiar e dar financiamento e apoio ao Partido Comunista Chinês (assim como outros iguais no mundo,como o PCdoB),para que Chang perdesse força (seu governo era capitalista,nacionalista e oposto ao PCCh). Aí,o que aconteceu? O governo dele,que já vinha fraco,a economia vinha fraca,e o país desorganizado,a cada dia que passava acumulava mais e mais insatisfeitos
Aproveitando-se da fragilidade,o Japão invadiu a China em 1937. O Japão fez da China um inferno na Terra. Invadiu a Cidade Proibida (o nome já diz). Sequestrou mulheres para que virassem prostitutas forçadas nas linhas de frente japonesas, incendiou vilas,baionetava bebes (baioneta é uma faca comprida que fica na frente do fuzil,usada para empalar o inimigo quando acabasse a munição),matou indiscriminadamente homens,matou crianças,fez experimentos terríveis na Unidade 731,como por exemplo,colocar chineses numa câmara giratória (que simulava um avião) na velocidade máxima até os olhos saltarem das órbitas),no micro ondas (o que faz o corpo explodir) e destruiu o país.
Enfurecidos e com desejo de vingança aos japoneses (até hoje),os civis chineses começaram a pegar em armas contra os japoneses,Mao Zedong,líder do PCCh instruiu os novos membros de que a culpa de todo aquele caos acontecer foi de Kai Shek,um líder fraco e frouxo,que permitiu potências estrangeiras de adentrarem em território inimigo,e nada fez. Aproveitando o caos instaurado,o Japão invadiu também e fez todo esse massacre.
O PCCh percorreu o país inteiro pelo campo,reunindo mais camponeses e pobres. O Kuomitang (partido nacionalista) estava se concentrando em grandes cidades,que eram constantemente bombardeadas pelos nipônicos. Daí,os EUA venceram o Japão,a URSS invadiu a Manchúria e os japoneses foram expulsos. Curiosidade:na China e na Coréia do Norte,a história conta que ambos os países venceram os japoneses sozinhos. A Guerra PCCh e Kuomitang continuou. O PCCh,com apoio da URSS e o Kuomitang,dos EUA. Até que o PCCh conseguiu expulsar o Kuomitang para Taiwan.
Como resposta ao governo fraco de Chang Kai Shek,os mísseis nucleares da China estão apontados para Taiwan. A Marinha Chinesa tem um padrão de camuflagem específico para atuar em Taiwan. Ela faz exercícios em ilhas muito próximas a Taiwan.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1008
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos