Dúvida sobre Constante de Equilíbrio
2 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Dúvida sobre Constante de Equilíbrio
Tenho uma dúvida sobre a constante de equilíbrio que é o seguinte:
Sabe-se que a Kc não se altera contanto que a temperatura continue constante, correto ? Supondo, por exemplo, a seguinte reação reversível em que ocorre uma diminuição da pressão, o equilíbrio se desloca no sentido da expansão do volume, isto é, desloca-se no sentido da reação inversa 4V <-- 2V. Ou seja, se irá aumentar a concentração de N2 e H2 e diminuir a concentração de NH^3, então a Kc sofrerá alteração ? Mesmo sem mudar a temperatura ?
Relembrando a fórmula:
Qual o erro nesse raciocínio ?
Sabe-se que a Kc não se altera contanto que a temperatura continue constante, correto ? Supondo, por exemplo, a seguinte reação reversível em que ocorre uma diminuição da pressão, o equilíbrio se desloca no sentido da expansão do volume, isto é, desloca-se no sentido da reação inversa 4V <-- 2V. Ou seja, se irá aumentar a concentração de N2 e H2 e diminuir a concentração de NH^3, então a Kc sofrerá alteração ? Mesmo sem mudar a temperatura ?
Relembrando a fórmula:
Qual o erro nesse raciocínio ?
Felipe Pereira Sales- Jedi
Re: Dúvida sobre Constante de Equilíbrio
Você está aumentando o denominador ( [N2]) e diminuindo o numerador ([NH3]^2). Portanto, a constante Kc não está sendo alterada.
bernardolima12- Recebeu o sabre de luz
Acho que você se confundiu. Se o denominador aumenta e o numerador diminui, o Kc diminui. Para Kc ser constante, o numerador e o denominador deveriam ser diretamente proporcionais, mas não o são
Felipe Pereira Sales- Jedi
Acho que você está confundindo causa e consequência. O deslocamento de equilíbrio ocorre justamente para manter o valor de Kc constante. Caso não tivesse havido o deslocamento para o lado de maior volume (como você mesmo disse), o Kc seria alterado.Felipe Pereira Sales escreveu:Acho que você se confundiu. Se o denominador aumenta e o numerador diminui, o Kc diminui. Para Kc ser constante, o numerador e o denominador deveriam ser diretamente proporcionais, mas não o são
Sim, eu me confundi ali em cima mesmo.
bernardolima12- Recebeu o sabre de luz