PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre Constante de Equilíbrio

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre Constante de Equilíbrio Empty Dúvida sobre Constante de Equilíbrio

Mensagem por Felipe Pereira Sales Ter 12 Mar 2019, 16:43

Tenho uma dúvida sobre a constante de equilíbrio que é o seguinte:


Sabe-se que a Kc não se altera contanto que a temperatura continue constante, correto ? Supondo, por exemplo, a seguinte reação reversível Dúvida sobre Constante de Equilíbrio Gif em que ocorre uma diminuição da pressão, o equilíbrio se desloca no sentido da expansão do volume, isto é, desloca-se no sentido da reação inversa 4V <-- 2V. Ou seja, se irá aumentar a concentração de N2 e H2 e diminuir a concentração de NH^3, então a Kc sofrerá alteração ? Mesmo sem mudar a temperatura ?

Relembrando a fórmula: Dúvida sobre Constante de Equilíbrio Gif 

Qual o erro nesse raciocínio ?
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Constante de Equilíbrio Empty Re: Dúvida sobre Constante de Equilíbrio

Mensagem por bernardolima12 Dom 17 Mar 2019, 13:47

Você está aumentando o denominador ( [N2]) e diminuindo o numerador ([NH3]^2). Portanto, a constante Kc não está sendo alterada.
bernardolima12
bernardolima12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 41
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Constante de Equilíbrio Empty Re: Dúvida sobre Constante de Equilíbrio

Mensagem por Felipe Pereira Sales Seg 18 Mar 2019, 14:11

Acho que você se confundiu. Se o denominador aumenta e o numerador diminui, o Kc diminui. Para Kc ser constante, o numerador e o denominador deveriam ser diretamente proporcionais, mas não o são
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Constante de Equilíbrio Empty Re: Dúvida sobre Constante de Equilíbrio

Mensagem por bernardolima12 Seg 18 Mar 2019, 16:07

Felipe Pereira Sales escreveu:Acho que você se confundiu. Se o denominador aumenta e o numerador diminui, o Kc diminui. Para Kc ser constante, o numerador e o denominador deveriam ser diretamente proporcionais, mas não o são
Acho que você está confundindo causa e consequência. O deslocamento de equilíbrio ocorre justamente para manter o valor de Kc constante. Caso não tivesse havido o deslocamento para o lado de maior volume (como você mesmo disse), o Kc seria alterado.

Sim, eu me confundi ali em cima mesmo.
bernardolima12
bernardolima12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 41
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Constante de Equilíbrio Empty Re: Dúvida sobre Constante de Equilíbrio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos