Pressão dos Gases: Peso de um balão.
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica dos Fluidos
Página 1 de 1
Pressão dos Gases: Peso de um balão.
1) Um balão de borracha é pesado vazio, encontrando-se o valor de P.
a) Pesando-se o balão cheio de ar, à pressão de 1,0 atm, o valor encontrado será maior, menor ou igual a P?
Explique porquê. (Lembre-se do empuxo que o balão recebe do ar).
b) Pesando-se o balão cheio de ar à pressão de 1,5 atm, o valor encontrado será maior, menor ou igual a P?
Explique porquê.
Obrigado.
a) Pesando-se o balão cheio de ar, à pressão de 1,0 atm, o valor encontrado será maior, menor ou igual a P?
Explique porquê. (Lembre-se do empuxo que o balão recebe do ar).
b) Pesando-se o balão cheio de ar à pressão de 1,5 atm, o valor encontrado será maior, menor ou igual a P?
Explique porquê.
Obrigado.
Última edição por Gauss em Qua 13 Fev 2019, 17:23, editado 1 vez(es)
Gauss- Jedi
Re: Pressão dos Gases: Peso de um balão.
Bom dia
Sabemos que a densidade de um fluído se altera de acordo com a temperatura, assim, quanto mais quente, menos denso e quanto mais frio, mais denso.
a) A densidade do ar que ocupa o balão é a mesma do lado de fora, pois a pressão interna e externa são as mesmas, logo a temperatura do ar também. Então o balão preenchido de ar a pressão de 1 atm não altera a leitura da balança que marcará seu peso.
b) Nesse caso a pressão interna é maior que a externa, ou seja o ar está comprimido, tratando o ar como um gás ideal observa-se que quando o comprimimos a volume constante sua temperatura tende a aumentar, fazendo com que sua densidade diminua e o empuxo ganhe intensidade. Então, a leitura da balança agora será menor.
Penso que seja isso, qualquer questionamento estou a disposição.
Sabemos que a densidade de um fluído se altera de acordo com a temperatura, assim, quanto mais quente, menos denso e quanto mais frio, mais denso.
a) A densidade do ar que ocupa o balão é a mesma do lado de fora, pois a pressão interna e externa são as mesmas, logo a temperatura do ar também. Então o balão preenchido de ar a pressão de 1 atm não altera a leitura da balança que marcará seu peso.
b) Nesse caso a pressão interna é maior que a externa, ou seja o ar está comprimido, tratando o ar como um gás ideal observa-se que quando o comprimimos a volume constante sua temperatura tende a aumentar, fazendo com que sua densidade diminua e o empuxo ganhe intensidade. Então, a leitura da balança agora será menor.
Penso que seja isso, qualquer questionamento estou a disposição.
Emanoel Mendonça- Fera
Em primeiro lugar, deixe-me agradecer a sua ajuda, Fera Leo Mendonça. Muito Obrigado.
A primeira explicação, acho que percebi bem.
Quanto a segunda explicação o gabarito diz que o peso é maior que P.
O que eu aprendi com você, é que se a pressão interna é diferente da pressão externa e o volume é o mesmo, a temperatura varia.
Isto deve acontecer devido à dilatação volumétrica? Quanto maior for a variação de temperatura maior será a variação em seu volume e com isso a densidade fica mais pequena. Se o volume aumenta então o empuxo deve aumentar. E com isto a leitura na balança diminuir.
Uma das questões que tenho é donde vem esse aumento de temperatura é devido a pressão dentro do balão ser maior do que era inicialmente?
E a segunda, é que se eu percebi sua explicação significa que o gabarito está errado?
Contudo ao ler uma experiência na internet, devido a pressão ser maior, então a densidade também será maior. Sabe o porquê disto acontecer?
https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=pesando-ar
Acho que é tudo. E já é muita coisa.
Valeu sua ajuda.
Se disse alguma besteira, me perdoe ainda estou meio iniciante no assunto.
A primeira explicação, acho que percebi bem.
Quanto a segunda explicação o gabarito diz que o peso é maior que P.
O que eu aprendi com você, é que se a pressão interna é diferente da pressão externa e o volume é o mesmo, a temperatura varia.
Isto deve acontecer devido à dilatação volumétrica? Quanto maior for a variação de temperatura maior será a variação em seu volume e com isso a densidade fica mais pequena. Se o volume aumenta então o empuxo deve aumentar. E com isto a leitura na balança diminuir.
Uma das questões que tenho é donde vem esse aumento de temperatura é devido a pressão dentro do balão ser maior do que era inicialmente?
E a segunda, é que se eu percebi sua explicação significa que o gabarito está errado?
Contudo ao ler uma experiência na internet, devido a pressão ser maior, então a densidade também será maior. Sabe o porquê disto acontecer?
https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=pesando-ar
Acho que é tudo. E já é muita coisa.
Valeu sua ajuda.
Se disse alguma besteira, me perdoe ainda estou meio iniciante no assunto.
Gauss- Jedi
Pelo que entendi, como o que a balança mede é a normal em reação ao peso (do ar dentro do balão), e o empuxo(relacionado ao ar fora do balão) esta na mesma direção que ela temos que:
\\
N+E=P\\
N=P-E\\
N=mg-dVg\\
N=g(m-dV)
Com a pressão maior dentro do balão, a densidade do ar no balão é maior do que fora dele, logo o ar no balão em um certo volume tem mais massa do que o ar fora do balão nesse mesmo volume.
Ou seja, estamos medindo a diferença de massa entre o ar dentro do balão e igual volume de ar na atmosfera.
N+E=P\\
N=P-E\\
N=mg-dVg\\
N=g(m-dV)
Com a pressão maior dentro do balão, a densidade do ar no balão é maior do que fora dele, logo o ar no balão em um certo volume tem mais massa do que o ar fora do balão nesse mesmo volume.
Ou seja, estamos medindo a diferença de massa entre o ar dentro do balão e igual volume de ar na atmosfera.
Leo Consoli- Fera
N=g(m-dV)\\
d=\frac{m}{V}\rightarrow m=dV\\
N=g(dV-dV)\\
N=gV(d1-d2)
Desenvolvendo mais, para um volume constante, só depende da diferença de densidade.
Leo Consoli- Fera
Muito obrigado pela sua contribuição Fera Leo Consoli.
Os cálculos ajudam muito, pra entender o exercício.
Mais logo, debruçarei-me, novamente, sobre o exercício.
Os cálculos ajudam muito, pra entender o exercício.
Mais logo, debruçarei-me, novamente, sobre o exercício.
Gauss- Jedi
Show !! Valeu Leo Consoli
Emanoel Mendonça- Fera
Gauss
Você não está respeitando a Regra XI do fórum: sabia o gabarito e não postou, junto com o enunciado.
Por favor, siga todas as Regras nas próximas postagens.
Você não está respeitando a Regra XI do fórum: sabia o gabarito e não postou, junto com o enunciado.
Elcioschin- Grande Mestre
Elcioschin escreveu:Gauss
Lamento, ter infringido essa regra, não era essa minha intenção.
Com certeza, Grande Mestre Elcioschin, terei isso em consideração em futuras publicações.
Gauss- Jedi