PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão na água

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Pressão na água

Mensagem por Giovana Martins Dom 04 Nov 2018, 00:54

Oiii. Recentemente eu estava vendo alguns experimentos envolvendo água e daí eu vi um vídeo no Youtube que fez uma coisa (vejam no vídeo) que me deixou intrigada, porque eu tentei fazer aqui em casa e não deu certo de jeito nenhum hahaha.

https://www.youtube.com/watch?v=wXwSpcfYBD4

A parte do experimento que eu estou falando inicia-se no minuto 2:30. Ele é bem curtinho e ele mostra que a água fica "presa" no copo. Isso realmente é real, porque eu não consigo imaginar isso acontecendo de verdade. Enfim, da para acreditar que o que foi mostrado ali é real?


Última edição por Giovana Martins em Seg 05 Nov 2018, 09:56, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7513
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Pressão na água

Mensagem por Elcioschin Dom 04 Nov 2018, 10:59

Vamos então ajudar você a imaginar:

Dentro do copo de cabeça para baixo, existe uma pequena coluna de água (~= 6 cm). Esta água tem massa e peso (aproximadamente m = 0,1 kg e P = 1 N)

Existe também uma certa quantidade de ar, o que acarreta uma pressão e uma certa força F que empurra o líquido para baixo.

Na parte de baixo do líquido existe a pressão atmosférica que faz uma força F' no líquido, para cima. A pressão atmosférica consegue sustentar o peso de uma coluna de água de aproximadamente 10,33 m de altura.

Dá perfeitamente para imaginar que F' > F + P ---> R = F' - F - P
Isto explica porque a água não cai. Mas é um equilíbrio instável porque R é pequena. Qualquer balançadinha no copo acarreta a queda. Por isto, é bastante difícil repetir a experiência em casa.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Pressão na água

Mensagem por Giovana Martins Seg 05 Nov 2018, 09:56

Ah, entendi. Inicialmente eu achei que fosse algum tipo de montagem de quem fez o vídeo, embora não parecesse. Daí eu tentei fazer, mas vi que é realmente muito difícil de dar certo. Se a sua mão tremer um pouquinho já dá muito errado hahahaha

Obrigada!

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7513
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Pressão na água

Mensagem por Elcioschin Seg 05 Nov 2018, 10:16

A experiência usando o papel (tipo cartolina) em baixo é mais fácil de fazer em casa.
Neste caso devemos acrescentar o peso do papel, agindo para baixo. Mesmo assim, a pressão atmosférica é capaz de suportar o peso do papel e da água e a força exercida pela pressão do ar interno sobre a água (menor que a atmosférica): R = F' - F - P - Pp
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Pressão na água

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos