Funcoes do que
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Funcoes do que
Assinale a alternativa cuja palavra sublinhada esteja corretamente classificada morfológica e sintaticamente.
A) "Essas poucas vozes, de homem e de mulher, que respondem alegremente à minha..." (pronome relativo – objeto direto)
B) "Desembrulho a garrafa que um amigo teve a lembrança de me mandar ontem..." (pronome relativo – objeto direto)
C) "...dizemos e creio que sentimos..." (conjunção integrante – objeto direto)
D) "Está tão carregado, que nem se pode fechar..." (conjunção subordinativa consecutiva – sujeito)
E) "É certamente a ela quem procura o motorista retardatário..." (pronome relativo – sujeito)
Alguém poderia fazer uma resolucao comentada em relacao a essas funcoes ? principalmente quanto a sintatica ( sujeito, obj direto..)
Agradeco.
Nic.cm- Jedi
Re: Funcoes do que
Olá, você sabe qual é o gabarito? eu marcaria a letra C.
O "que" exerce uma função dependendo da oração subordinada. Em oração subordinada adjetiva ele é pronome relativo. Em subordinada substantiva é uma conjunção integrante e pode ser sujeito, objeto direto, indireto, complemento nominal, etc..Em subordinada adverbial é uma conjunção subordinativa. Para saber todo esse conteúdo é preciso antes saber das classificações das orações. Eu sugiro que você faça algumas pesquisas sobre esse conteúdo de português pois é muito conteúdo para ser explicado por aqui.
Com relação às alternativas, a C eu marquei por conta do verbo anterior ao "...que sentimos", sendo essa oração iniciada pelo "que" o objeto direto do verbo "crer" (creio)
O "que" exerce uma função dependendo da oração subordinada. Em oração subordinada adjetiva ele é pronome relativo. Em subordinada substantiva é uma conjunção integrante e pode ser sujeito, objeto direto, indireto, complemento nominal, etc..Em subordinada adverbial é uma conjunção subordinativa. Para saber todo esse conteúdo é preciso antes saber das classificações das orações. Eu sugiro que você faça algumas pesquisas sobre esse conteúdo de português pois é muito conteúdo para ser explicado por aqui.
Com relação às alternativas, a C eu marquei por conta do verbo anterior ao "...que sentimos", sendo essa oração iniciada pelo "que" o objeto direto do verbo "crer" (creio)
dd0123- Estrela Dourada
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos