PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revolução Russa

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Revolução Russa

Mensagem por GranTorino Sáb 21 Jul 2018, 17:52

Observando o quadro dominante na Rússia às vésperas da Revolução de 1917, pode-se admitir que as condições presentes no interior do Império de Nicolau II empurravam o país ao encontro da Revolução, destacando-se entre essas condições:

a) a falta de representatividade política da monarquia constitucional de Nicolau II, permitindo que a nobreza rural praticamente dominasse os rumos da política nacional.
b) a completa dependência econômica da Rússia em relação ao capitalismo industrial norte-americano, situação que alimentava a posição dos nacionalistas russos ao governo de Nicolau.
c) o fracasso da política pan-eslavista, expressão do imperialismo russo sobre os Balcãs, ato que provocou o grande endividamento a que o país chegou em 1917, e que aprofundou o descontentamento popular com o governo czarista.
d) o estado de profundo desequilíbrio social reinante nas zonas rurais do país, situação que respondia pela existência de um campesinato pobre e sem terra e de uma burguesia rural dona de grandes propriedades.
e) a retirada do apoio político que a Duma, principal partido do país, tradicionalmente assegurava a Nicolau II, enfraquecendo as bases políticas do czarismo e permitindo o avanço da oposição socialista no país. 

RESPOSTA: A

Olá! Gostaria de saber, por gentileza o motivo de ser a letra A e o porquê de não ser a letra D a resposta correta. Pergunto isso porque a nobreza não fazia relações benéficas com a família real, e o que realmente se passava na Rússia dessa época não era exatamente como a alternativa D descreve?

Grato!


Última edição por GranTorino em Sáb 21 Jul 2018, 18:38, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Revolução Russa

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 21 Jul 2018, 18:27

Na Rússia,praticamente não existia burguesia rural.
Pasme! O país no início do século 20 ainda era feudal. A Família real concentrava TODA a riqueza enquanto os camponeses passavam fome. Fazia um conluio com a nobreza para estabilizar o poder

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos