(Help) Teórica
2 participantes
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 1
(Help) Teórica
Pessoal, estou realmente bugado com um impasse que tive. Em Gases Perfeitos a equação de Clapeyron diz que pV=nRT. Se aumentarmos a temperatura, o volume aumenta, se aumentarmos o volume a temperatura também aumenta por serem diretamente proporcionais. Já em termodinâmica encontrei diferente, diz que se o volume diminui a temperatura aumenta, e se o volume aumenta a temperatura diminui.
Alguém pode me esclarecer quando uso um e quando uso outro? E o porque disso ocorrer?
Alguém pode me esclarecer quando uso um e quando uso outro? E o porque disso ocorrer?
LeoDiaz- Iniciante
Re: (Help) Teórica
Que eu saiba, a diminuição do volume com o aumento de temperatura é um fenômeno anômalo como observado na água entre 0°C e 4ºC. Outra possibilidade pode ser uma trasformação adiabática de forma que:
U = Q - W
mas temos que Q = 0, já que o gás não recebe nem cede energia térmica do/para o ambiente externo, então:
U = -W
Com a perda de energia interna, há a realização do trabalho (aumento de volume) pelo gás e a diminuição de temperatura do mesmo. Em contrapartida se diminuirmos o volume, aumentarmos a energia interna do gás e consequentemente a temperatura. Esse é o princípio básico do Ciclo de Brayton e explica o funcionamento das turbinas a gás.
Fonte: https://www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/adiabatica.htm
FuturaIteanaM- Padawan
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos