(UNICAMP) Rompimento das Ligações
2 participantes
Página 1 de 1
(UNICAMP) Rompimento das Ligações
No funcionamento de um motor, a energia envolvida na combustão do n-octano promove a expansão dos gases e também o aquecimento do motor. Assim, conclui-se que a soma das energias envolvidas na formação de todas as ligações químicas é
a) maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico.
b) menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico.
c) maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico.
d) menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico
tem como alguém me explicar por que a energia de formação é maior que energia de rompimento?
Eu pensei assim: por ser uma reação exotérmica (combustão), a o seu rompimento libera bastante energia, por que estou equivocado?
a) maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico.
b) menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico.
c) maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico.
d) menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico
- gabarito:
- C
tem como alguém me explicar por que a energia de formação é maior que energia de rompimento?
Eu pensei assim: por ser uma reação exotérmica (combustão), a o seu rompimento libera bastante energia, por que estou equivocado?
Última edição por VesTeles em Ter 15 maio 2018, 18:36, editado 1 vez(es)
VesTeles- Mestre Jedi
Re: (UNICAMP) Rompimento das Ligações
Olá,
-a formação de ligações é um processo exotérmico, pois ocorre a liberação da energia que antes "instabilizava" os elementos.
-no caso da quebra, é necessário que haja absorção de energia para desfazer tal conexão, ou seja, o rompimento de ligações é um processo endotérmico.
Na questão, como sabemos que a combustão é um processo exotérmico:
∆H<0 ------- Hr > Hp
Logo, a energia total dos reagentes deverá ser maior que a dos produtos.
-a formação de ligações é um processo exotérmico, pois ocorre a liberação da energia que antes "instabilizava" os elementos.
-no caso da quebra, é necessário que haja absorção de energia para desfazer tal conexão, ou seja, o rompimento de ligações é um processo endotérmico.
Na questão, como sabemos que a combustão é um processo exotérmico:
∆H<0 ------- Hr > Hp
Logo, a energia total dos reagentes deverá ser maior que a dos produtos.
Aluna59- matadora
Me desculpe pela minha ignorância, mas ainda não estou entendo o porquê das energias de formação serem maiores da que a energia de rompimento, pro meu cérebro essa informação não está fazendo sentido, por que como uma coisa que precisa de mais energia para se formar vai liberar tanta energia no rompimento? o suficiente para promover a expansão dos gases e o aquecimento do motor
VesTeles- Mestre Jedi
Eu estou me atrapalhando muitos nesses conceitos :scratch:
VesTeles- Mestre Jedi
Já entendi no que estou errando! rsrs
VesTeles- Mestre Jedi
Ei, mas esses conceitos são confusos mesmo!
Não sei se ainda possui dúvida, mas a relação de expansão do gás e do motor já é um assunto direcionado para Termodinâmica, a diferença de volume gera um trabalho positivo, enfim... nossa análise foi apenas química.
Sobre as ligações, leia sobre Entalpia de Ligação, é um assunto específico dentro de Entalpia e vai esclarecer melhor:
5. Termoquímica: Entalpia de Ligação (5/7) [Físico Química] - YouTube
Não sei se ainda possui dúvida, mas a relação de expansão do gás e do motor já é um assunto direcionado para Termodinâmica, a diferença de volume gera um trabalho positivo, enfim... nossa análise foi apenas química.
Sobre as ligações, leia sobre Entalpia de Ligação, é um assunto específico dentro de Entalpia e vai esclarecer melhor:
5. Termoquímica: Entalpia de Ligação (5/7) [Físico Química] - YouTube
Aluna59- matadora
Sim, eu estava misturando as matérias, obrigado pela ajuda!! vou assistir os vídeos
VesTeles- Mestre Jedi