Leis de Newton
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Leis de Newton
Relembrando a primeira mensagem :
Nota: eu sei que há outras formas de resolver.
Ache a aceleração a "a" do vagão tal que o bloco não escorrega sobre o mesmo.
Dado: Os blocos são idênticos, a polia e o fio são ideias e coeficiente de atrito, μ, é tal que μ > 1.
Minha tentativa:
Fazendo uma mudança de referencial (do inercial, Terra, para o não inercial, vagão.):
Em que "Ma" é uma força de inércia provocada que surgiu devido a mudança de referencial.
A minha resposta bate com a do gabarito. O que me intriga é aquele vetor verde. Quando eu faço a mudança de referencial, a aceleração "a" passa a se comportar como um campo gravitacional adicional tal que o campo gravitacional resultante é o que está indicado em vermelho. Desse modo, a força peso do bloco sobre o vagão não deveria ser a que está indicada pelo vetor verde?
Re: Leis de Newton
Infelizmente não tenho a sua resposta.Giovana Martins escreveu:Ache a aceleração a "a" do vagão tal que o bloco não escorrega sobre o mesmo.Dado: Os blocos são idênticos, a polia e o fio são ideias e coeficiente de atrito, μ, é tal que μ > 1.Minha tentativa:Fazendo uma mudança de referencial (do inercial, Terra, para o não inercial, vagão.):Em que "Ma" é uma força de inércia provocada que surgiu devido a mudança de referencial.A minha resposta bate com a do gabarito. O que me intriga é aquele vetor verde. Quando eu faço a mudança de referencial, a aceleração "a" passa a se comportar como um campo gravitacional adicional tal que o campo gravitacional resultante é o que está indicado em vermelho. Desse modo, a força peso do bloco sobre o vagão não deveria ser a que está indicada pelo vetor verde?
μ > 1? Há alguma situação ,fora essa ,em que é possível ocorrer isso?
Felipe Dias Soares- Recebeu o sabre de luz
Felipe, há uma situação sim (não creio que seja a única) na qual ocorre de o coeficiente de atrito ser maior do que 1, que é a situação na qual você atrita borracha com asfalto seco. Neste caso, o coeficiente de atrito vale 1,2. Vale ressaltar que esta situação é atribuída ao coeficiente de atrito estático; no caso do coeficiente de atrito cinético, para esta situação, o coeficiente, se eu não me engano, vale 0,85. Só a título de curiosidade, eu já li, em um site da UFRGS, uma resposta de um professor a um aluno em que o mesmo afirmava que o coeficiente de atrito não necessariamente tem que estar entre 0 e 1. Se eu encontrar o link eu posto.
Última edição por Giovana Martins em Sáb 03 Fev 2018, 19:42, editado 1 vez(es)
Quanto ao atrito cinético, eu realmente não saberei responder se ele pode ultrapassar o valor 1.
Seria muita gentileza sua postar esse link(pela resposta já foi). Se possível mande uma mp, já que foge um pouco do tópico em questão.
Muito obrigado.
Muito obrigado.
Felipe Dias Soares- Recebeu o sabre de luz
Ok. Vou procurá-lo. Se eu encontrá-lo te mando por mp.
"μ > 1? Há alguma situação ,fora essa ,em que é possível ocorrer isso?"
Pode-se ver que é possível ocorrer atrito maior que 1 pensando num plano inclinado.
Imagine o plano inclinado com um bloco de massa M sobre ele. A força que age a favor do bloco descer é:
Mgsenθ ;
a força que age contra a descida do bloco é:
Mgcosθμ ;
Agora imagine que o bloco esta em repouso no plano, ou seja, sua aceleração é 0. Nessa situação a força a favor e a força contra o movimento são iguais:
Mgsenθ=Mgcosθμ
Dessa forma, o coeficiente de atrito pode ser dado por:
senθ/cosθ=μ
tanθ=μ
com essa equação pode-se ver que para o coeficiente de atrito ser maior que 1 basta que o ^angulo do plano inclinado seja maior que 45 graus.
Pode-se ver que é possível ocorrer atrito maior que 1 pensando num plano inclinado.
Imagine o plano inclinado com um bloco de massa M sobre ele. A força que age a favor do bloco descer é:
Mgsenθ ;
a força que age contra a descida do bloco é:
Mgcosθμ ;
Agora imagine que o bloco esta em repouso no plano, ou seja, sua aceleração é 0. Nessa situação a força a favor e a força contra o movimento são iguais:
Mgsenθ=Mgcosθμ
Dessa forma, o coeficiente de atrito pode ser dado por:
senθ/cosθ=μ
tanθ=μ
com essa equação pode-se ver que para o coeficiente de atrito ser maior que 1 basta que o ^angulo do plano inclinado seja maior que 45 graus.
marcelindo3301- Jedi
Página 2 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos