Uma barra envergada
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Uma barra envergada
A figura abaixo mostra um sistema constituído de duas barras A e B, rigidamente ligadas e em equilíbrio, suspensas pelo ponto P. A barra B, na horizontal, forma um ângulo de 150º com a barra A. Desprezando o peso das barras e sabendo que o comprimento da barra A é o dobro do comprimento da barra B, a relação entre os pesos dos corpos 2 e 1, suspensos nas extremidades das barras, vale
a) 1/3
b) raiz(3)/3
c) raiz(3)
d) 3
Por favor, poderiam me ajudar nesta questão?
Eu tentei resolver assim:
O que eu fiz foi prolongar a linha de ação da força peso de (1) e ver a distância dessa linha até o apoio.
Não sei se o que eu fiz está correto. Não tenho o gabarito e ainda me sinto inseguro com torque.
Obrigado
a) 1/3
b) raiz(3)/3
c) raiz(3)
d) 3
Por favor, poderiam me ajudar nesta questão?
Eu tentei resolver assim:
O que eu fiz foi prolongar a linha de ação da força peso de (1) e ver a distância dessa linha até o apoio.
Não sei se o que eu fiz está correto. Não tenho o gabarito e ainda me sinto inseguro com torque.
Obrigado
Mathematicien- Mestre Jedi
juliamendeszs gosta desta mensagem
Re: Uma barra envergada
Seu raciocínio certinho, é isso mesmo! O braço de alavanca de um momento é a perpendicular à linha de ação da força e que passa pelo fulcro (eixo do momento).
Euclides- Fundador
Re: Uma barra envergada
Obrigado, Euclides!
Mathematicien- Mestre Jedi
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos