Como estar sempre revisando matéria
5 participantes
Como estar sempre revisando matéria
Olá pessoal, estou no 2° ano do EM e estou me preparando para o IME-2018. Estou estudando sozinho e não tenho condições de pagar um cursinho. Minha maior dificuldade é revisar as matérias e na minha escola os professores dão o conteúdo muito rápido e não há o aprofundamento, então geralmente eu estudo a matéria, pego um conhecimento raso dela, mas semanas depois eu acabo esquecendo. E depois de parar para pensar sobre o meu 1º ano no EM, percebi que tenho uma GRANDE defasagem nas matérias de EXATAS, ou seja, tenho que estudar a matéria desse ano e a do ano passado ao mesmo tempo (coisa que eu não estou conseguindo fazer) . Agradeço muito se puderem me dar umas dicas, amo estudar Matemática e Física (Química nem tanto), quero aprender muito e me aprofundar mais.
NewtonL- Iniciante
Re: Como estar sempre revisando matéria
Sente a bunda na cadeira e revive sempre a matéria.
Royals- Jedi
Royals escreveu:Sente a bunda na cadeira e revive sempre a matéria.
Pode parecer simplista demais, mas é isso mesmo.
Procure por simulados que cobrem o que você estudou, sempre faça simulados. E pode parecer durante o ensino médio que tudo é volátil na sua cabeça, mas à medida que você revê o que já foi passado pelos seus professores e aplicando em exercícios, o conteúdo vai permanentemente ficando na tua cabeça.
SergioEngAutomacao- Jedi
Quanto a material, segue a dica:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Royals- Jedi
Mt obg pessoal
NewtonL- Iniciante
Olha, revisão de exatas e humanas são feitas de formas diferentes, pelo menos no meu ponto de vista.
Humanas: Faça suas anotações do conteúdo e sempre reveja aquilo que se fez antes de começar outra matéria. Exemplo: Terminou primeiro reinado hoje, releia suas anotações amanhã e depois de amanhã, depois na próxima semana, no próximo mês, até ter certeza de que o conteúdo não foi degradado pela curva do esquecimento.
Exatas: Além das anotações e da revisão do material teórico, busque sempre guardar alguns exercícios chaves, aqueles que cobram a matéria explicitamente e os enumere em uma espécie de simulado mensal, semanal, como quiser.
Revisão é algo bem chato no inicio, mas é muito importante tanto para o vestibular quanto para a graduação em si.
Enfim, isso não é uma regra geral, pode-se revisar de inúmeras outras formas, mas acho esses métodos menos complexos de lidar.
Bons estudos!!
Humanas: Faça suas anotações do conteúdo e sempre reveja aquilo que se fez antes de começar outra matéria. Exemplo: Terminou primeiro reinado hoje, releia suas anotações amanhã e depois de amanhã, depois na próxima semana, no próximo mês, até ter certeza de que o conteúdo não foi degradado pela curva do esquecimento.
Exatas: Além das anotações e da revisão do material teórico, busque sempre guardar alguns exercícios chaves, aqueles que cobram a matéria explicitamente e os enumere em uma espécie de simulado mensal, semanal, como quiser.
Revisão é algo bem chato no inicio, mas é muito importante tanto para o vestibular quanto para a graduação em si.
Enfim, isso não é uma regra geral, pode-se revisar de inúmeras outras formas, mas acho esses métodos menos complexos de lidar.
Bons estudos!!
jorgejhsg- Iniciante
nahgsx gosta desta mensagem
Outra dica fundamental é evitar usar materiais de terceiros na revisão. Os resumos, as anotações, até mesmo os mapas mentais a serem revistos devem ser de autoria sua, pois é ilógico fazer o seu cérebro construir conexões de um conteúdo que não foi escrito com suas palavras em um primeiro plano.
jorgejhsg- Iniciante
São ótimas dicas, Jorge, porém, muito trabalhosas. Eu acho que seria mais proveitoso e menos exaustivo se o indivíduo não estivesse ainda cursando o ensino médio. Uma dica que dou é não poluir a mente com coisas desnecessárias, assim sobrará mais espaço para conteúdo produtivo.
Royals- Jedi
Tem um aplicativo chamado "Patiu, Revisar", ele cria um ciclo de revisões para você conforme a matéria que você adicionar no dia. Eu uso os primeiros 11 números da sequência de Fibonacci para fazer as minhas revisões (1-1-2-3-5-8-13-21-34-55-89). Não faço revisões pesadas, de 30 minutos, uma hora, faço revisões de 10 minutos lendo a teoria e fazendo exercícios que eu costumava errar.
RubroCP- Padawan