PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cronograma de estudos e material

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Cronograma de estudos e material

Mensagem por rafabc Seg 27 Fev 2017, 15:37

Fala pessoal! Seguinte: Quero cursar Medicina e estou estudando pra Fuvest (minha prioridade) e ENEM seguindo o índice dos livros que estou usando, mas como tem muito conteúdo que não cai e tenho muuuita coisa pra ler, quero saber, quais assuntos estudar e quais não devo perder tempo, enfim, como montar um cronograma de estudos até o fim do ano? Estou completamente perdido com relação a isso e agradeço se puderem me ajudar.

Também peço que analisem meu material de estudos e digam se mudariam alguma coisa 

História: Geral e do Brasil 
Geografia: Geral e do Brasil
Química: Feltre (2004)
Física: Coleção "Física", dos mesmos autores do tópicos da Física
Biologia: Amabis 
Português: Linguagens 
Matemática: Ciencias e aplicações 
Inglês: Não faço ideia, estou aberto a sugestões

Todos acima são volumes separados. Também possuo os volumes únicos do Gilberto Cotrim (História), Sonia Lopes (Biologia) e Demetrio Magnoli (Geografia). Compensa substituir a versão seriada por eles?

Bônus
Filosofia: Marilena Chaui e o livro do Estado do Paraná
Sociologia: Tempos modernos, tempos do sociologia e também o livro do Estado do Paraná

rafabc
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/01/2017
Idade : 29
Localização : Guaira

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por Diaz Seg 27 Fev 2017, 15:40

Cara sobre cronograma sugiro que adote um cursinho online (Caso tenha condições) que eles resolvem esse problema e separam a quantidade de matéria que você tem que estudar por semana e assim fica bem mais organizado.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por IsaacTERA Seg 27 Fev 2017, 16:19

Quanto a saltar matérias, eu não sei dizer. Eu sigo muitas coleções iguais as suas e não estou saltando nada, por enquanto. Sigo a ordem dos livros mesmo. Mas só uma dúvida: por que você utiliza dois livros diferentes para as matérias de filosofia e sociologia? Eu uso o livro da Chaui e acho que já é suficiente, não?

A sugestão que posso te dar pra inglês é o curso do Stoodi para essa matéria. Completamente focado na FUVEST, onde eles apresentam a gramática apenas como ferramenta para interpretação de textos (o que é bom para quem não vai fazer provas que exigem gramática direta, como é o caso da FUVEST, assim não perdemos tempo com conteúdo que não cai). O professor resolve com você várias provas anteriores da FUVEST, UNICAMP e afins, tanto fechadas como discursivas, sempre mostrando macetes para o estilo de questões da banca. A carga horária é pequena, já que o curso é extremamente superficial em gramática. Quando eu estava buscando um jeito de estudar essa matéria, procurei uns livros didáticos, mas todos que achei na internet eram apenas de exercícios e eu não entendi a teoria das apostilas do Poliedro. Teve que ser pelo Stoodi mesmo.

Quanto ao cronograma, só testando mesmo. Tentei vários estilos, incluindo aqueles onde você coloca os horários que vai estudar, os horários de pausa, e tudo. Deu errado. Não conseguia terminar algumas matérias no horário estipulado, me perdia no cronograma, etc. Resolvi copiar uma menina que postou um relato no Projeto Medicina, e montei o cronograma colocando apenas as matérias que vou ver no dia. O horário deixo flexível, pra eu não me perder e entrar em desespero. Fica assim meu cronograma:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obs: Já li aqui no fórum que os 3v do Amabis são muito aprofundados para a FUVEST. Acho que você deveria usar volume único.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por Convidado Seg 27 Fev 2017, 16:27

Eu não uso cronograma. Estudo o que dá vontade.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por IsaacTERA Seg 27 Fev 2017, 16:35

RioBrancoabc escreveu:Eu não uso cronograma. Estudo o que dá vontade.

Se eu fizer isso nunca mais estudo Humanas kkkk

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por rafabc Seg 27 Fev 2017, 16:45

IsaacTERA escreveu:Quanto a saltar matérias, eu não sei dizer. Eu sigo muitas coleções iguais as suas e não estou saltando nada, por enquanto. Sigo a ordem dos livros mesmo. Mas só uma dúvida: por que você utiliza dois livros diferentes para as matérias de filosofia e sociologia? Eu uso o livro da Chaui e acho que já é suficiente, não?


Pra falar a verdade ainda não comecei a estudar socio e filo, postei mais pro pessoal opinar sobre o material. Ganhei mais livros, como o "Arte em interação", pra disciplina de Artes, mas acho que só vou ler se prestar UEM, que cobra artes.

Como ando sem grana todos esses livros me foram doados, junto com muitos outros. Não encontrei o volume único do Amabis, somente os volumes separados, e esse da Sonia Lopes usei ele no ensino médio, mas fico ressabiado... enquanto o da Sonia é de 2009 o Amabis é de 2012, não vou sair prejudicado em usar o vol único da Sonia?

rafabc
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/01/2017
Idade : 29
Localização : Guaira

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por Convidado Seg 27 Fev 2017, 17:55

RioBrancoabc escreveu:Eu não uso cronograma. Estudo o que dá vontade.

E tem conseguido manter o ritmo, estudando quase todos os dias? Quantas horas, em média, você estuda?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por IsaacTERA Seg 27 Fev 2017, 18:32

rafabc escreveu:
IsaacTERA escreveu:Quanto a saltar matérias, eu não sei dizer. Eu sigo muitas coleções iguais as suas e não estou saltando nada, por enquanto. Sigo a ordem dos livros mesmo. Mas só uma dúvida: por que você utiliza dois livros diferentes para as matérias de filosofia e sociologia? Eu uso o livro da Chaui e acho que já é suficiente, não?


Pra falar a verdade ainda não comecei a estudar socio e filo, postei mais pro pessoal opinar sobre o material. Ganhei mais livros, como o "Arte em interação", pra disciplina de Artes, mas acho que só vou ler se prestar UEM, que cobra artes.

Como ando sem grana todos esses livros me foram doados, junto com muitos outros. Não encontrei o volume único do Amabis, somente os volumes separados, e esse da Sonia Lopes usei ele no ensino médio, mas fico ressabiado... enquanto o da Sonia é de 2009 o Amabis é de 2012, não vou sair prejudicado em usar o vol único da Sonia?

Então, amigo, eu também sou muito sem grana. Todos os livros que tenho eu peguei na internet, então não conheço Amabis e Martho e nem Sônia Lopes (o que eu falei dos 3v do Amabis ser exagerado é com base no que eu li de pessoas que foram aprovadas aqui no fórum e no Projeto Medicina, porque muitas delas falaram isso). O que eu achei em boa qualidade e uso é o Biologia Hoje, do Sérgio Linhares, então não sei te dar essa informação sobre a edição de 2009 da Sônia. Mas creio que não vai te prejudicar, porque esses livros dela são muito recomendados.

Eu não quero te desanimar, mas usei o Arte em Interação no Ensino Médio (tenho ele aqui, inclusive) e não gostei, porque a divisão de conteúdo e a forma como eles tratam a história da arte é muito estranha. Tive que procurar outro na internet (Arte do Rupestre ao Remix, da Beá Meira, que posso te passar se quiser).

Apesar de odiar as opiniões políticas da Chaui, o livro dela é bom. A fluência dos conteúdos é bem legal e as analogias que ela usa também. Gostei bastante. Na minha opinião, você não deve seguir dois materiais de filosofia. Ou usa o livro da Chaui ou o do estado do Paraná. Claro, se você tiver dúvida em uma matéria, pode consultar os dois livros, mas isso é pontual. Tentar seguir os dois na íntegra eu acho que é perder tempo. O de sociologia eu não conheço, arrumei o Sociologia Hoje na internet mas ainda não estudei sociologia também.

Bons estudos e boa sorte!

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por Convidado Seg 27 Fev 2017, 19:14

Jehudiel escreveu:
RioBrancoabc escreveu:Eu não uso cronograma. Estudo o que dá vontade.

E tem conseguido manter o ritmo, estudando quase todos os dias? Quantas horas, em média, você estuda?
Não estudo quase todos os dias. Estudo todos os dias desde 1º de 2016.
Estudo quando estou não dormindo, isso quando durmo.
Só que não estudo matérias só do ITA, gosto de sempre diversificar: alemão, русский, français, inglês (comecei há pouco tempo, assim como português), bioquímica, biologia celular etc.
Só não estudo humanas nem a pau. Tive que guardar todos os livros e esconder a caixa, se não ia jogar tudo pela janela.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por VioletChachki Seg 27 Fev 2017, 20:15

IsaacTERA escreveu:Quanto a saltar matérias, eu não sei dizer. Eu sigo muitas coleções iguais as suas e não estou saltando nada, por enquanto. Sigo a ordem dos livros mesmo. Mas só uma dúvida: por que você utiliza dois livros diferentes para as matérias de filosofia e sociologia? Eu uso o livro da Chaui e acho que já é suficiente, não?

A sugestão que posso te dar pra inglês é o curso do Stoodi para essa matéria. Completamente focado na FUVEST, onde eles apresentam a gramática apenas como ferramenta para interpretação de textos (o que é bom para quem não vai fazer provas que exigem gramática direta, como é o caso da FUVEST, assim não perdemos tempo com conteúdo que não cai). O professor resolve com você várias provas anteriores da FUVEST, UNICAMP e afins, tanto fechadas como discursivas, sempre mostrando macetes para o estilo de questões da banca. A carga horária é pequena, já que o curso é extremamente superficial em gramática. Quando eu estava buscando um jeito de estudar essa matéria, procurei uns livros didáticos, mas todos que achei na internet eram apenas de exercícios e eu não entendi a teoria das apostilas do Poliedro. Teve que ser pelo Stoodi mesmo.

Quanto ao cronograma, só testando mesmo. Tentei vários estilos, incluindo aqueles onde você coloca os horários que vai estudar, os horários de pausa, e tudo. Deu errado. Não conseguia terminar algumas matérias no horário estipulado, me perdia no cronograma, etc. Resolvi copiar uma menina que postou um relato no Projeto Medicina, e montei o cronograma colocando apenas as matérias que vou ver no dia. O horário deixo flexível, pra eu não me perder e entrar em desespero. Fica assim meu cronograma:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obs: Já li aqui no fórum que os 3v do Amabis são muito aprofundados para a FUVEST. Acho que você deveria usar volume único.
Sério isso do Amabis? já vi muita gente dizendo que estudaria pelo 3V.. Pq se são aprofundados até pra Fuvest, pro ENEM então.. aí que deve ser desnecessário estudar pelos 3 volumes MESMO...
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos e material Empty Re: Cronograma de estudos e material

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos