PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2015

2 participantes

Ir para baixo

ENEM 2015 Empty ENEM 2015

Mensagem por herobr231 Seg 26 Dez 2016, 21:26

Tema: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”



p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }
      A mulher continua sendo constantemente violentada na sociedade brasileira. Porém há avanços significativos na luta pela preservação da integridade da mulher contemporânea.
      
      Antigamente os únicos deveres de uma mulher para com a sociedade era pocriar e cuidar dos afazeres domesticos. Esses resquícios ainda permancem na contemporaneidade o que levam muitos homens a inferiorizá-las. Sair dessa condição dominadora é frustante/desrespeitoso para o consorte que muitas vezes em um ato desesperado tenta por meio da violência coloca-la devolta sobre controle.

        Por ser considerada uma posse a mulher é agredida e contida. No conciente de um homem a sua parceira é sua propriedade, logo o que ela faz ou o que deixa de fazer é problema dele. Ao sair da linha é submetida a um tratamento destrutivo e hóstil, justamente por ser considerado um comportamento vergonhoso por seu parceiro.

       Desde o século XX a mulheres veem obtendo direitos importantes na sociedade brasileira. Uma das conquistas mais importantes que garantem sua proteção é a lei maria da penha que visa punir crimes domésticos severamente. Vitórias como essa asseguram a integridade delas e é um ótimo mecânismo para combater a agressões por parceiros.
 
       A mulher ainda continua sofrendo com a violência doméstica. Porém, é nótavel que desde o século XX começaram a conquistas direitos que garatem sua integridade e proteção. No entanto falta uma intervenção mais intensa do governo com políticas públicas para acabar com os fenômenos da ideia de “posse” e do conceito de “inferioridade”.

herobr231
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 23/02/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2015 Empty Re: ENEM 2015

Mensagem por jorgejhsg Sex 06 Jan 2017, 19:08

Introdução: Faltou consistência. Você poderia, por exemplo, já indicar seus dois argumentos para dar linearidade ao seu texto. Outra dica, também, é introduzir um fato histórico para enriquecer e criar boas expectativas no corretor.

Desenvolvimento: Você cometeu um equívoco grave : os únicos deveres de uma mulher para com a sociedade era pocriar e cuidar dos afazeres domesticos
Dá a entender que as mulheres só precisavam fazer isso e não que elas eram submetidas à essa situação. A palavra certa seria direitos. No primeiro e segundo argumento faltou a fundamentação da tese, como um estudo filosófico ou estatístico. O próprio texto de apoio te ofereceu isso nesse tema.

Conclusão: A conclusão deve conter detalhadamente QUEM, COMO e com qual objetivo a medida deve ser tomada. Ficou muito superficial, citar o governo é muito raso, há o setor legislativo, o judiciário, o executivo. Quanto mais aprofundada, fora do senso comum e  especifica for sua conclusão mais valorizada ela será.

Reavalie o uso das vírgulas(Eu sou péssimo nisso). Use mais conjunções, costure seu texto com elas. Introduza mais ideias externas na dissertação. Evite o senso comum. Seja objetivo quanto à sua posição, não existe meio termo. Problematize. Por que persiste a violência contra a mulher ?
O próprio tema já aponta para o que o corretor quer ler. Quando se fala de avanços nesse tema, sua problematização tende a ser muito rasa e isso acaba empobrecendo sua dissertação. Treine bastante, se possível, procure ajuda profissional como desses sites de correção.

jorgejhsg
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 28/03/2013
Idade : 28
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos