Induçao magnética
2 participantes
Página 1 de 1
Induçao magnética
Um condutor flexível é disposto de tal forma que apresenta um trecho circular em uma região que contém um campo magnético uniforme e constante, perpendicular ao plano que contém o trecho circular mencionado e saindo do plano da figura. Um anel móvel é montado de tal forma que, quando se move com velocidade v, constante, provoca a mudança do comprimento do condutor disponível para o trecho circular sem modificar a sua forma, isto é, o raio da circunferência poderá aumentar ou diminuir. Utilizando-se a Lei de "Faraday", é CORRETO afirmar que, quando o anel movimentar-se como indicado na figura, o amperímetro indicará uma corrente:
a) De B para A
b) De A para B
c) Oscilante, ora de X ora de Y para X.
d) De intensidade constante, independente do módulo da velocidade do anel.
e) Nula.
Nao vai gerar uma corrente se opondo ao movimento ?
a) De B para A
b) De A para B
c) Oscilante, ora de X ora de Y para X.
d) De intensidade constante, independente do módulo da velocidade do anel.
e) Nula.
Nao vai gerar uma corrente se opondo ao movimento ?
dani1801- Estrela Dourada
Re: Induçao magnética
dani1801
a variação do fluxo magnético através da espira vai induzir uma corrente. O campo magnético gerado pela corrente vai se opor à variação do fluxo.
Se o anel sobe o raio do círculo diminui e o fluxo também diminuirá. O campo gerado pela corrente deve se opor a essa redução do fluxo, seja, aumentando-o. Para isso o campo produzido pela corrente deve ter mesma direção e sentido do campo original: saindo do plano da figura.
A regra da mão direita mostrará como surge o campo e o sentido da corrente que o origina.
a variação do fluxo magnético através da espira vai induzir uma corrente. O campo magnético gerado pela corrente vai se opor à variação do fluxo.
Se o anel sobe o raio do círculo diminui e o fluxo também diminuirá. O campo gerado pela corrente deve se opor a essa redução do fluxo, seja, aumentando-o. Para isso o campo produzido pela corrente deve ter mesma direção e sentido do campo original: saindo do plano da figura.
A regra da mão direita mostrará como surge o campo e o sentido da corrente que o origina.
Euclides- Fundador