Genética de populações
3 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Genética de populações
Considere duas populações diferentes (I e II), cada uma com 200 indivíduos diploides, portanto, com 400 alelos. A tabela a seguir mostra o número de indivíduos e os diferentes genótipos existentes nas duas populações
A respeito das frequências dos alelos A e a nessas duas populações, é correto dizer que
A) em I, o alelo A tem uma frequência menor do que em II.
B) em II, o alelo a tem uma frequência maior do que em I.
C) em I, o alelo A tem uma frequência de 65%.
D) em II, alelo a tem uma frequência de 77,5%.
E) nas duas populações, as frequências dos alelos A e a são, respectivamente, 55% e 45%.
Tentei resolver essa questão achando primeiro a frequência de cada genótipo para depois achar a frequência de cada alelo.
Por exemplo, a frequência do genótipo AA na polução I é de 45%, pois são 90 indivíduos com esse genótipo em uma população de 200 indivíduos.
Sabemos que a frequência de um genótipo homozigótico é igual o quadrado da frequência do alelo que corresponde aos genes desse genótipo, sendo assim, nessa questão, temos que a frequência do alelo A =
Qual é o erro do meu raciocínio ?
A respeito das frequências dos alelos A e a nessas duas populações, é correto dizer que
A) em I, o alelo A tem uma frequência menor do que em II.
B) em II, o alelo a tem uma frequência maior do que em I.
C) em I, o alelo A tem uma frequência de 65%.
D) em II, alelo a tem uma frequência de 77,5%.
E) nas duas populações, as frequências dos alelos A e a são, respectivamente, 55% e 45%.
Tentei resolver essa questão achando primeiro a frequência de cada genótipo para depois achar a frequência de cada alelo.
Por exemplo, a frequência do genótipo AA na polução I é de 45%, pois são 90 indivíduos com esse genótipo em uma população de 200 indivíduos.
Sabemos que a frequência de um genótipo homozigótico é igual o quadrado da frequência do alelo que corresponde aos genes desse genótipo, sendo assim, nessa questão, temos que a frequência do alelo A =
Qual é o erro do meu raciocínio ?
hugo araujo- Estrela Dourada
Re: Genética de populações
hugo, fiz o seguinte:
temos 200 individuos, ent:ao temos 400 alelos.
temos 90 individuos AA, entao teremos 2*90 =180 alelos.
temos 40 individuos Aa, entao teremos 40 alelos A e mais 40 alelos a.
Então 180 + 40 = 220 alelos A.
220/400 = 0,55.
Acho que você já entendeu.
temos 200 individuos, ent:ao temos 400 alelos.
temos 90 individuos AA, entao teremos 2*90 =180 alelos.
temos 40 individuos Aa, entao teremos 40 alelos A e mais 40 alelos a.
Então 180 + 40 = 220 alelos A.
220/400 = 0,55.
Acho que você já entendeu.
Jeffersonsons- Mestre Jedi
Entendo sua resolução, mas não entendi porque não ta dando certo calcular a frequência de cada alelo por meio da frequência de cada genótipo. Eu fiz isso em outras questões e deu certo, já nessa questão está dando errado.
Valeu Jeffersson, desde já agradeço.
Valeu Jeffersson, desde já agradeço.
Eu sei o que você está falando, porém preciso revisar esse assunto :/
Jeffersonsons- Mestre Jedi
Senhores,
A questão diz que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg?
A questão diz que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg?
Gustavoadp- Estrela Dourada
Verdade Gustavo, boa.
Será que isso deve ser levado em consideração ? realmente, as outras questões que eu fiz falavam que a população encontrava-se em equilíbrio gênico.
Porém, se a população não estiver em equilíbrio de Hardy-Weinberg, tem como calcular a frequência de um determinado alelo ou genótipo ?
Será que isso deve ser levado em consideração ? realmente, as outras questões que eu fiz falavam que a população encontrava-se em equilíbrio gênico.
Porém, se a população não estiver em equilíbrio de Hardy-Weinberg, tem como calcular a frequência de um determinado alelo ou genótipo ?
A questão pediu para apenas vc olhar a tabela e fazer um cálculo.
Se brincar, posso até considerar uma questão de interpretação de tabela de matemática. Ele não falou nada de equilíbrio. Apenas jogou a tabela e mandou vc calcular.
A resposta para sua pergunta é exatamente o que aconteceu nessa questão, como Jefferson fez.
Se brincar, posso até considerar uma questão de interpretação de tabela de matemática. Ele não falou nada de equilíbrio. Apenas jogou a tabela e mandou vc calcular.
A resposta para sua pergunta é exatamente o que aconteceu nessa questão, como Jefferson fez.
Entendo, mas eu olhei mais uma vez as outras questões desse assunto, e algumas não dizia se a população esta em equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Eu entendo que no caso dessa questão, como você disse, vai ser apenas uma análise matemática da tabela.
Mas fiquei na dúvida se é possível calcular a frequência de um alelo ou de um genótipo em uma população que não se encontra em equilíbrio gênico.
Eu entendo que no caso dessa questão, como você disse, vai ser apenas uma análise matemática da tabela.
Mas fiquei na dúvida se é possível calcular a frequência de um alelo ou de um genótipo em uma população que não se encontra em equilíbrio gênico.
Creio que não. Acho que o equilíbrio gênico é justamente o que deixa a população ser calculada
Página 1 de 2 • 1, 2