PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso de lápis no ENEM e em outros concursos

2 participantes

Ir para baixo

Uso de lápis no ENEM e em outros concursos Empty Uso de lápis no ENEM e em outros concursos

Mensagem por Convidado Seg 28 Mar 2016, 12:03

Eu estava pensando, por que no ENEM e em outros concursos eu não posso usar lápis no rascunho da redação e nem fazer cálculos de Ciências Exatas e Biológicas com lápis ou lapiseira? Eu estou estudando pelo livro da escola que eu peguei ano passado e vi que pelo próprio livro, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) aceita que o candidato possa usar lápis ou lapiseira na prova, mas por que em exames como a EsPCEx, EFOMM, ENEM e UERJ não se pode usar lápis/lapiseira para se fazer um cálculo sequer ou até mesmo rascunhar a redação à lápis/lapiseira? 
Alguém poderia me explicar?

Última edição por José Ricardo dos Santos em Seg 28 Mar 2016, 13:23, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de lápis no ENEM e em outros concursos Empty Re: Uso de lápis no ENEM e em outros concursos

Mensagem por Diaz Seg 28 Mar 2016, 12:53

''Já o lápis e a borracha foram proibidos para garantir chances iguais para todos os candidatos: a ideia é evitar gabaritos preenchidos a lápis, que seriam anulados por não passarem na leitura digital dos computadores do Inep (instituto responsável por organizar o Enem).
Estes estudantes poderiam entrar com processos na Justiça para evitar que suas respostas fossem anuladas, o que causaria transtornos ao MEC."

Se você tbm tiver um contato de alguém responsável pela correção essa pessoa poderia alterar seu gabarito favorecendo quem fez de lápis.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Uso de lápis no ENEM e em outros concursos Empty Re: Uso de lápis no ENEM e em outros concursos

Mensagem por Convidado Seg 28 Mar 2016, 13:22

Muito obrigado pela resposta, Diaz!

Convidado
Convidado