PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mensurar dimensões pela sombra projetada

2 participantes

Ir para baixo

Mensurar dimensões pela sombra projetada Empty Mensurar dimensões pela sombra projetada

Mensagem por guilhermemauro Qui 05 Nov 2015, 17:32

Olá pessoal, sou novo no fórum e preciso da ajuda de alguém com mais experiência. É o seguinte, eu estudo Gemologia e precisamos avaliar a lapidação das pedras. Um dos quesitos são as dimensões da pedra, para saber se a lapidação é proporcional ou não. Vejam:Mensurar dimensões pela sombra projetada Lapidacao01
Neste tipo de lapidação, eu preciso mensurar a altura do pavilhão, do rondista, da coroa e o comprimento da mesa. O problema é que normalmente estas pedras são pequenas e fica impossível mensurar com um paquímetro. Existe um aparelho que utiliza a sombra para fazer estas medições, porém minha universidade não dispõe de tal ferramenta. A minha ideia é seguir este principio, e projetar uma sombra da pedra para poder aumentar o tamanho e calcular o tamanho real da pedra. Alguém sabe me dizer por onde eu posso começar ? Rs
Uma imagem para entender melhor:
Mensurar dimensões pela sombra projetada 6gjxc2

guilhermemauro
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Mensurar dimensões pela sombra projetada Empty Re: Mensurar dimensões pela sombra projetada

Mensagem por Elcioschin Qui 05 Nov 2015, 19:44

Um ponto de partida:

A fonte deverá ser a menor possível (para não haver penumbra) e deverá ficar centrada com a pedra.

As medidas d, D devem ser bem feitas (com uma boa trena, por exemplo)

A medida de H pode ser feita, também com a trena

h/d = H/(D + d) ---> h = d.H/(D + d)

As demais dimensões, talvez não apareçam muito bem na sombra

Tendo h pode-se fazer uma proporção com as demais dimensões

Mensurar dimensões pela sombra projetada 2prfhiw
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo