Mensurar dimensões pela sombra projetada
2 participantes
Página 1 de 1
Mensurar dimensões pela sombra projetada
Olá pessoal, sou novo no fórum e preciso da ajuda de alguém com mais experiência. É o seguinte, eu estudo Gemologia e precisamos avaliar a lapidação das pedras. Um dos quesitos são as dimensões da pedra, para saber se a lapidação é proporcional ou não. Vejam:
Neste tipo de lapidação, eu preciso mensurar a altura do pavilhão, do rondista, da coroa e o comprimento da mesa. O problema é que normalmente estas pedras são pequenas e fica impossível mensurar com um paquímetro. Existe um aparelho que utiliza a sombra para fazer estas medições, porém minha universidade não dispõe de tal ferramenta. A minha ideia é seguir este principio, e projetar uma sombra da pedra para poder aumentar o tamanho e calcular o tamanho real da pedra. Alguém sabe me dizer por onde eu posso começar ? Rs
Uma imagem para entender melhor:
Neste tipo de lapidação, eu preciso mensurar a altura do pavilhão, do rondista, da coroa e o comprimento da mesa. O problema é que normalmente estas pedras são pequenas e fica impossível mensurar com um paquímetro. Existe um aparelho que utiliza a sombra para fazer estas medições, porém minha universidade não dispõe de tal ferramenta. A minha ideia é seguir este principio, e projetar uma sombra da pedra para poder aumentar o tamanho e calcular o tamanho real da pedra. Alguém sabe me dizer por onde eu posso começar ? Rs
Uma imagem para entender melhor:
guilhermemauro- Iniciante
Re: Mensurar dimensões pela sombra projetada
Um ponto de partida:
A fonte deverá ser a menor possível (para não haver penumbra) e deverá ficar centrada com a pedra.
As medidas d, D devem ser bem feitas (com uma boa trena, por exemplo)
A medida de H pode ser feita, também com a trena
h/d = H/(D + d) ---> h = d.H/(D + d)
As demais dimensões, talvez não apareçam muito bem na sombra
Tendo h pode-se fazer uma proporção com as demais dimensões
A fonte deverá ser a menor possível (para não haver penumbra) e deverá ficar centrada com a pedra.
As medidas d, D devem ser bem feitas (com uma boa trena, por exemplo)
A medida de H pode ser feita, também com a trena
h/d = H/(D + d) ---> h = d.H/(D + d)
As demais dimensões, talvez não apareçam muito bem na sombra
Tendo h pode-se fazer uma proporção com as demais dimensões
Elcioschin- Grande Mestre