Geografia Industrial na Nova Ordem Mundial
2 participantes
Página 1 de 1
Geografia Industrial na Nova Ordem Mundial
(CEFET-MG)
O mercado corresponde à demanda por um grupo de produtos próximos entre si. Para uma empresa diversificada, no entanto, a ideia de mercado envolve também outros espaços concorrenciais em que pode atuar, definidos como área de comercialização. A indústria, por seu turno, é definida pelo grupo de empresas voltadas para a produção de mercadorias que são substitutas próximas entre si e, desta forma, fornecidas a um mesmo mercado.
Nesse contexto, uma das formas para atingir cada vez mais os mercados no espaço geográfico é a formação de
a) cartéis, compostos por companhias que controlam os conglomerados, para administrarem a estrutura de capital.
b) holdings, constituídos por empresas independentes, de mesmo ramo de atividade, para estabelecerem preços e divisão de mercado.
c) trustes, configurados pela fusão de companhias numa grande corporação econômica, para ampliarem o controle da cadeia produtiva.
d) oligopólios, correspondentes a uma empresa única que impõe determinado preço às mercadorias e serviços por falta de competitividade.
e) monopólios, formados por um grupo de firmas que dominam o mercado de um produto, a partir de acordos para aumentar a margem de lucro.
OBS: Gabarito em negrito.
Bom, não concordo com essa definição de monopólio dada na alternativa E. Para mim, tal definição (''grupo de firmas'') se enquadraria melhor no conceito de oligopólio. Alguém poderia me explicar melhor?
O mercado corresponde à demanda por um grupo de produtos próximos entre si. Para uma empresa diversificada, no entanto, a ideia de mercado envolve também outros espaços concorrenciais em que pode atuar, definidos como área de comercialização. A indústria, por seu turno, é definida pelo grupo de empresas voltadas para a produção de mercadorias que são substitutas próximas entre si e, desta forma, fornecidas a um mesmo mercado.
KUPFER, D. Economia industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. (Adaptado).
Nesse contexto, uma das formas para atingir cada vez mais os mercados no espaço geográfico é a formação de
a) cartéis, compostos por companhias que controlam os conglomerados, para administrarem a estrutura de capital.
b) holdings, constituídos por empresas independentes, de mesmo ramo de atividade, para estabelecerem preços e divisão de mercado.
c) trustes, configurados pela fusão de companhias numa grande corporação econômica, para ampliarem o controle da cadeia produtiva.
d) oligopólios, correspondentes a uma empresa única que impõe determinado preço às mercadorias e serviços por falta de competitividade.
e) monopólios, formados por um grupo de firmas que dominam o mercado de um produto, a partir de acordos para aumentar a margem de lucro.
OBS: Gabarito em negrito.
Bom, não concordo com essa definição de monopólio dada na alternativa E. Para mim, tal definição (''grupo de firmas'') se enquadraria melhor no conceito de oligopólio. Alguém poderia me explicar melhor?
Hermógenes lima- Jedi
- Mensagens : 256
Data de inscrição : 25/03/2015
Idade : 24
Localização : Salvador, Bahia, Brasil
Re: Geografia Industrial na Nova Ordem Mundial
A assertiva correta é a 'C'.
Oligopólio são várias firmas que visam dominar o mercado de um determinado produto. Já o monopólio é uma única empresa que visa a mesma coisa.
Oligopólio são várias firmas que visam dominar o mercado de um determinado produto. Já o monopólio é uma única empresa que visa a mesma coisa.
MaxPlanck- Iniciante
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/10/2015
Idade : 28
Localização : João Pessoa-Paraíba, Brasil
Tópicos semelhantes
» EUA na Nova Ordem Mundial
» Ordem Geopolítica Mundial
» Nova Ordem Mundial
» Nova Ordem Mundial
» Nova ordem mundial
» Ordem Geopolítica Mundial
» Nova Ordem Mundial
» Nova Ordem Mundial
» Nova ordem mundial
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos