PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuvest

2 participantes

Ir para baixo

Fuvest Empty Fuvest

Mensagem por Renan Phoenix Seg 31 Ago 2015, 21:29

(Fuvest – SP) As curvas de pressão de vapor de éter dietílico (A) e etanol (B) são dadas abaixo.
Fuvest Nmiw7b
 a) Quais os pontos de ebulição destas substâncias na cidade de São Paulo? (Pressão atmosférica = 700 mmHg)?

 b) A 500 mmHg e 50°C, qual é o estado físico de cada uma dessas substâncias? Justifique.

Estou com dúvida quanto a justificação. Através das curvas de pressão de vapor observa-se que o éter está em estado gasoso e o etanol em estado líquido, mas como eu justifico isso? 

Obs: Não possuo o gabarito.

Desde já, agradeço.

:SW3:
Renan Phoenix
Renan Phoenix
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 137
Data de inscrição : 22/01/2015
Idade : 31
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest Empty Re: Fuvest

Mensagem por Christian M. Martins Seg 31 Ago 2015, 23:12

Além de utilizar como método de justificação o mais óbvio ("pois o gráfico afirma isso"), pode-se acrescentar que o P.F. e o P.E. do éter dietílico é menor do que o P.F. e o P.E. do etanol em via das interações intermoleculares existentes nas substâncias, sendo essas interações mais intensas no etanol em via da presença de um átomo de oxigênio na "ponta" da cadeia, ao invés de um heteroátomo (como o que aparece no éter dietílico).

Não entendo muito de justificações da Fuvest pois no vestibular que vou prestar constam apenas questões de marcar, mas acho que isso já daria bastante credibilidade ao seu conhecimento.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos