PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFMG (1989)- modelos atômicos.

3 participantes

Ir para baixo

UFMG (1989)- modelos atômicos. Empty UFMG (1989)- modelos atômicos.

Mensagem por mari Seg 27 Fev 2017, 19:55

Observações experimentais podem contribuir para a formulação ou adoção de um modelo teórico, se esse as prevê ou as explica. Por outro lado, observações experimentais imprevistas ou inexplicáveis por um modelo teórico podem contribuir para sua rejeição. Em todas as alternativas, a associação observação/modelo atômico, está correta, EXCETO em:

mapll escreveu:UFMG (1989)- modelos atômicos. 20170210


Meu gabarito está C, porém pelo que estudei Rutherford diz que o átomo não é maciço, é descontínuo. Quem trabalhou com tubos catódicos (elétrons) com gases a baixa pressão foi Thomson, portanto fico com a alternativa E, está correto?

mari
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1134
Data de inscrição : 01/09/2015
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG (1989)- modelos atômicos. Empty Re: UFMG (1989)- modelos atômicos.

Mensagem por Mbssilva Sáb 04 Mar 2017, 21:08

Boa noite mapll.
C) Esse modelo deve ter sido proposto por causa do estudo dos espectros descontínuos. Mas enfim, quem propôs isso não foi Rutherford, e sim Bohr.
E) O modelo de Dalton afirmava que o átomo era maciço. Quando você mostra que existe esse desvio(os elétrons e tals), você percebe que o átomo não é uma coisa só, logo a teoria de Dalton cai por terra. 
Você poderia fazer essa por exclusão. Tipo, quando estiver em dúvida, ache a que está mais errada, que no caso é a C(a E está certa, mas no vestibular, tentar achar a """mais errada""" ajudaria você).
Espero ter ajudado.

Edit: Eu olhei agora, e lembrei que tem gente que coloca como o mesmo trabalho, o de Rutherford e Bohr. Apesar disso, lembre-se que eles trabalharam juntos, mas também têm explicações separadas sobre a organização do átomo ok?


Última edição por Mbssilva em Sáb 04 Mar 2017, 21:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Razão no texto)

____________________________________________

Baixe o livro Análise Combinatória e Probabilidade do A.C. Morgado com o gabarito e o solucionário dos exercícios.

Link 1: https://drive.google.com/open?id=0B4rrFzh6MB34NlVpeEpMZEdYSWs
Link 2: https://mega.nz/#F!FcpEWTCC!XrlsFKcPNR3ePOFm3OVJsg


Mbssilva
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 359
Data de inscrição : 15/01/2015
Idade : 25
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG (1989)- modelos atômicos. Empty Re: UFMG (1989)- modelos atômicos.

Mensagem por IsaacTERA Sáb 04 Mar 2017, 21:58

Na minha opinião:

A) Correta. O modelo atômico de Dalton respeita a Lei de Lavoisier, já que, para ele, uma reação química consistia num rearranjo atômico. Todos os átomos que estavam presentes nos reagentes, também estariam nos produtos, conservando a massa.

B) Correta. É de Dalton a Lei das Proporções Múltiplas, que estabelece que quando massas iguais de uma mesma substância simples A combinam-se com massas diferentes de uma mesma substância simples B, formando compostos diferentes, as massas diferentes de B formam entre si uma proporção de números inteiros e pequenos. Ou seja, há uma proporcionalidade entre massas de reagentes.

C) A observação dos espectros descontínuos foi uma contribuição principalmente de Bohr, que elabora seu modelo atômico baseando-se em órbitas estacionárias. Realmente, Rutherford diz que o átomo é descontínuo, com regiões caracteristicamente diferentes. O núcleo seria extremamente denso e dotado de cargas positivas, enquanto a eletrosfera abrigaria os elétrons. Entretanto, o que a questão fala é de espectro, e não do átomo em si. Basicamente, para Bohr, o átomo seria dotado de camadas ou níveis de energia. Os elétrons nas camadas mais inferiores, mais próximas do núcleo, portam uma menor quantidade de energia. Quando esses elétrons são excitados, ou seja, recebem energia por alguma fonte, eles saltam de camada e, quase imediatamente, voltam para a camada de origem. Essa ação é o salto quântico, ocorrendo com liberação de energia eletromagnética que pode, inclusive, ter espectro visível. O que a questão fala é disso, do espectro da radiação eletromagnética emitido, que é uma observação do modelo atômico de Bohr, e não Rutherford.

D) Correta, uma vez que o experimento com as partículas alfa foi o grande marco para a "invenção" do modelo de Rutherford.

E) O modelo atômico de Dalton desconhecia cargas elétricas, ou seja, Dalton não sabia que existia no átomo uma "coisa" positiva e outra "coisa" negativa. Ele não considerou partículas sub-atômicas em seus postulados. Quando Thomson faz seus experimentos com os tubos de raios catódicos, ele acaba concluindo que o átomo seria dotado de cargas elétricas e, consequentemente, de partículas sub-atômicas (menores que o próprio átomo), que seriam os elétrons. Ou seja, as experiências com os tubos acabaram derrubando o modelo de Dalton, o que faz a letra E ser correta.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG (1989)- modelos atômicos. Empty Re: UFMG (1989)- modelos atômicos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos