PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Haletos orgânicos

2 participantes

Ir para baixo

Haletos orgânicos Empty Haletos orgânicos

Mensagem por Carol K. Barros Qui 09 Jul 2015, 09:05

Olá! Tenho uma dúvida meio boba quanto ao ponto de ebulição dos haletos, mas não consigo achar solução pra ela em nenhum lugar... Se puderem me ajudar, ficarei muito agradecida!

Uma questão pede para indicarmos o haleto que possui maior ponto de ebulição dentre os pares de haletos indicados. Fiquei com dúvida para descobrir se o iodeto de t-butila ou o iodeto de isopropila tem a maior temperatura de ebulição. 

Pensei que fosse o iodeto de t-butila, pois esse possui 4 C e um iodo, enquanto o outro haleto tem 3 C e um iodo. Ou seja, o primeiro tem maior massa molecular, e portanto, maior P.E. Mas, no gabarito que achei consta que o maior ponto de ebulição é do iodeto de isopropila, porque esse tem menos ramificações que o o iodeto de t-butila.

Estou confusa, pois achei que a característica mais determinante do ponto de ebulição fosse a massa molecular, e então, se os compostos tivessem massas iguais, haveria o "desempate" pela quantidade de ramificações...

Muito obrigada desde já! Smile Smile

Carol K. Barros
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/04/2015
Idade : 25
Localização : Joinville, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Haletos orgânicos Empty Re: Haletos orgânicos

Mensagem por Nina Luizet Sáb 08 Ago 2015, 19:43

Olá, Carol, boa noite.
Creio que o gabarito esteja errado.
Vamos analisar cada composto :


1) iodeto de terc butila - 
Haletos orgânicos 11c4lsi

2) iodeto de isopropila-
Haletos orgânicos 2e5nq5c



Nas duas situações representadas, ocorrem as mesmas interações intermoleculares com os mesmos halogênios. O que muda é a quantidade de carbonos,e consequentemente,a massa molar dos compostos. Assim, o iodeto de terc butila tem maior quantidade de carbonos, sendo o seu ponto de ebulição maior. A regra para os haletos é que o ponto de ebulição aumenta com o aumento da massa atômica.A análise de ramificações deve ser considerada para compostos de mesma massa molecular, ou seja, isômeros.


Espero ter ajudado. Caso ainda tenhas alguma dúvida, estou à disposição para eliminá-la. Atenciosamente, *Nina*
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Haletos orgânicos Empty Re: Haletos orgânicos

Mensagem por Carol K. Barros Ter 22 Set 2015, 11:09

Entendi! Muito obrigada, Nina!!!  Smile

Carol K. Barros
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/04/2015
Idade : 25
Localização : Joinville, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Haletos orgânicos Empty Re: Haletos orgânicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos