PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação sobre organismos transgênicos

Ir para baixo

Redação sobre organismos transgênicos Empty Redação sobre organismos transgênicos

Mensagem por carolzinhag3 Ter 16 Jun 2015, 21:24

Comando da redação: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/organismos-transgenicos-fonte-de-problemas-ou-de-solucoes.jhtm

Vilão e mocinho ao mesmo tempo

São variados os objetivos para se produzir um organismo geneticamente modificado (O.G.M). Porém, o estudo desse assunto no meio da biotecnologia ainda precisa de avanços por conta dos riscos que podem ser gerados.

Se for levado em conta a quantidade de diabéticos  que são tratados com insulina artificial e a de pessoas na Ásia que foram salvas da carência de vitamina A , pode-se dizer que a modificação genética é a solução para a humanidade. Tal carência de vitamina A  foi diminuída devido à suplementação de um arroz transgênico com mais vitaminas que o comum. Entretanto, as chances de se adquirir algum tipo de doença é tão grande quanto o consumo desses alimentos, já que os O.G.Ms, segundo pesquisas, aumentam a probabilidade de uma pessoa possuir câncer, por exemplo.

Mas a vontade de enriquecer sempre mais faz com que as indústrias incentivem o consumo desses produtos, ressaltando os benefícios e a praticidade que oferecem por já estarem prontos. Os bons hábitos alimentares são deixados de lado para que alimentos industrializados estejam à mesa das pessoas. Não só isso: o Estado é um agente que estimula a compra desses produtos. Exemplo disso foi o governo asiático que ao invés de favorecer a aquisição de folhosas, no qual a região era grande produtora e que possuem maiores valores nutricionais, suscitou o aumento do consumo do arroz transgênico. 

O que ocorre é que com a adesão desses produtos, as grandes companhias agroquímicas que estão do lado do Estado terão grandes lucros. Ou seja, as modificações da cultura alimentar, o desemprego que tais transgênicos acarretam por não precisarem de tantos cuidados por parte dos agricultores são deixados para trás pela ganância de empresas e do governo.

Logo, deve-se haver uma atuação estatal para a contribuição nos avanços dos estudos dos O.G.Ms de modo  que não tragam mais prejuízos à saúde e economia. Mas o governo deve se conter no incentivo exacerbado de tais modificados, pois o estímulo deve ser colocado em uma alimentação mais saudável com verduras e legumes orgânicos, sendo os transgênicos utilizados apenas no combate e tratamento de doenças, como o nanismo, por exemplo.
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação sobre organismos transgênicos Empty Re: Redação sobre organismos transgênicos

Mensagem por carolzinhag3 Sáb 27 Jun 2015, 18:46

Gostaria muito que alguém corrigisse :-)
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos