PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evolução

2 participantes

Ir para baixo

Evolução Empty Evolução

Mensagem por mateus160399 Sáb 02 maio 2015, 20:03

Olá pessoal! Estava resolvendo uma questão de evolução da UFSC, e me deparei com esta afirmação:

Ao contrário da deriva genética, fator em que não se consegue prever a direção das alterações nas frequências gênicas, a migração, a seleção natural e a mutação são fatores cujos resultados são previsíveis.

Essa afirmativa foi dada como correta. Entretanto fiquei com dúvida, as mutações são fatores cujos resultados são previsíveis?  Errei a questão, pois pensei que não fosse. Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço!

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Evolução Empty Re: Evolução

Mensagem por ivafialho Sáb 02 maio 2015, 23:55

A linguagem da questão foi pouco cuidadosa. Continue  com o conceito de que a mutação é totalmente aleatória. Mas respondendo...
A mutação é um fator cujo resultado é previsível pois se for benéfica, os genes são passados para as gerações posteriores e há um aumento na frequência desse gene na população, pois ele condiciona uma característica que foi selecionada positivamente. Analogamente, se for deletéria ela é selecionada negativamente. A deriva por sua vez é totalmente imprevisível pois não necessariamente os indivíduos com fenótipo melhor adaptados, serão selecionados pelo meio. Por exemplo, um derramamento de petróleo num grande área do oceano, extingue boa parte da população de plânctons causando a morte de muitos peixes, alguns muito dependentes dos plânctons, outros com uma teia alimentar mais diversificada. Não necessariamente os peixes selecionados nessa população são os mais bem adaptados, e aí reside a imprevisibilidade da deriva. Enfim, o raciocínio é esse, apesar de ter sido um exemplo ordinário, pois a morte dos plânctons põe em xeque quase toda cadeia alimentar, mas acho que deu pra contextualizar.

ivafialho
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 174
Data de inscrição : 03/04/2015
Idade : 29
Localização : salvador-Ba-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos