PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lavoisier, o coletor de impostos, morreu na guilhotina

2 participantes

Ir para baixo

Lavoisier, o coletor de impostos, morreu na guilhotina Empty Lavoisier, o coletor de impostos, morreu na guilhotina

Mensagem por Euclides Ter 14 Set 2010, 22:55

Lavoisier, o coletor de impostos, morreu na guilhotina Tj0017_725
Livro publicado em 1789

Nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743 e faleceu em Paris em 8 de maio de 1794.

De origem abastada, foi incentivado a fazer Direito mas seu interesse pela ciência for maior, dedicando-se à química até o final de seus dias. É considerado o Pai da Química Moderna ou o Newton da Química. Caracterizava-se pela importância que dava às medidas acuradas nos seus experimentos. Em 1760 contribuiu para melhorar a iluminação das cidades e em 1770 definiu novos métodos para a produção de salitre, substância necessária à fabricação da pólvora. Segundo Asimov, ele cometeu 2 erros na sua vida. O primeiro foi investir 1 milhão de francos na Ferme Generale, firma particular de coleta de impostos para o governo e que o povo odiava. O dinheiro que ganhava investia na pesquisa química. Em 1768, com apenas 23 anos foi admitido na Academia Francesa de Ciências e em 1771 casou-se com a bela e rica Marie Anne que se tornou sua importante assistente. Em 1780, Jean-Paul Marat, um medíocre “cientista” candidatou-se a uma vaga na Academia e Lavoisier foi contra sua admissão. Este foi seu segundo grande erro.

Lavoisier quebrou uma a uma as antigas noções químicas que prevaleciam no século 18. Enterrou a teoria do flogisto demonstrando não há perda nem ganho de massa nas reações químicas (Lei da Conservação da Massa). Deu grande contribuição na descoberta do oxigênio feita por Priestley e Scheele. Publicou um livro fundamental com Berthollet e Fourcroy, em 1787: Nomenclatura Química e mais tarde Tratado Elementar de Química. Foi guilhotinado pela Revolução Francesa por ser coletor de impostos tendo como principal acusador Jean-Paul Marat.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lavoisier, o coletor de impostos, morreu na guilhotina Empty Re: Lavoisier, o coletor de impostos, morreu na guilhotina

Mensagem por BadLeprechaun Sáb 18 Set 2010, 06:53

Um dia da caça, outro do caçador
BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos