PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO?

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO? Empty Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO?

Mensagem por Convidado Sáb 10 Jan 2015, 11:31

Olá pessoal. 

Estudando termologia vi uma imagem de um belo churrasco, onde, surpreendentemente, o que me chamou a atenção foi o fogo e não a carne. Afinal, se o calor é energia térmica em trânsito, como a matéria passa a transmitir calor na forma de "fogo", tornando-o visível? Como interpretar isso?

Obrigado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO? Empty Re: Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO?

Mensagem por mateus160399 Sáb 10 Jan 2015, 13:19

Lembre, que na natureza pelo principio de Lavoiseir  muito usado em energia: na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma. . Pois bem o que nos chamamos de fogo é o resultado de um processo termoquímico muito exotérmico de oxidação. Geralmente, um composto químico orgânico como o papel, a madeira, os plasticos, os gases de hidrocarbonetos, como a gasolina, susceptíveis a oxidação, em contato com uma substância comburente necessitam de uma energia de ativação. Esta energia para inflamar o combustível pode ser fornecida através de uma faisca ou de uma chama. Iniciada a reação de oxidação, também denominada de combustão ou queima, o calor desprendido pela reação mantém o processo em marcha.Os produtos da combustão (principalmente vapor de água e CO2), em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reação quimica, emitem luz visível. O resultado é uma mistura de gases incandescentes emitindo energia, denominado chama ou fogo. A energia química se transforma em energia termica e luminosa.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO? Empty Re: Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO?

Mensagem por Carlos Adir Sáb 10 Jan 2015, 15:28

Incrementando a resposta do mateus(ou não). 

Quando você fornece/retira energia a alguma molécula, a molécula pode então variar a temperatura, ou mudar de estado físico. Contudo, as moléculas com o acréscimo de energia, são quebradas e formam outros compostos mais estáveis. 
Não sei tão bem quanto a moléculas, mas se você tem Cloreto de Sódio por exemplo, e quer transformar em ions, basta aquece-los a uma temperatura especifica, você então dará energia o suficiente para quebrar a molécula e formar os íons - chamada energia de ionização. 

Em compostos organicos, quando você fornece energia além do necessário para aumentar a temperatura, você acaba quebrando as ligações de hidrogênio e quebrando em outras moléculas e tornando-as mais estáveis, como dióxido de carbono e agua.

Essas moléculas mais estáveis, para manter sua estabilidade não é necessária tanta energia quanto a que tinha antes, isto é, você fornece um pouco de energia para o metano(exemplo) para que quebre as ligações, e então forma-se dióxido de carbono e agua, liberando mais energia que a recebida.

Essa energia liberada é totalmente através de ondas: as ondas de calor(infravermelho) e as ondas visíveis a olho nú, o que identificamos cor da chama.

Resumindo: Fornece energia para o combustível, quebra as ligações, forma-se outras moléculas, libera energia em forma de ondas como infra-vermelho e cor

Até aqui, sua pergunta já está respondida, mas tem mais algumas informações abaixo:


Detalhes Adicionais:
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO? Empty Re: Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO?

Mensagem por Convidado Sáb 10 Jan 2015, 17:01

Poxa, muito obrigado!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO? Empty Re: Dúvida Teórica: O QUE É O FOGO?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos