PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação uol

2 participantes

Ir para baixo

Redação uol Empty Redação uol

Mensagem por Fabinho snow Sex 12 Dez 2014, 10:09

Tema: O papel do Estado na vida do cidadão e das nações

Ficarei muito grato se disponibilizam-se à correção de minha redação

Paradigmas socias e governamentais
Desde a idade média, o conceito de Estado passou a se revigorar como um poder central cujo objetivo seria uma relação benéfica entre este e o indivíduo. Tal ação deveria ser recíproca, mas o ideal de privatização governamental e o esquerdismo exacerbado contribuem para esta discrepância de pensamentos em que se vive hoje.
De fato, os cidadãos se ateem mais à remediação do que à prevenção. Paradoxalmente, a sociedade exige um estado em que suas necessidades sejam atendidas, porém a maioria se abstém desse problema quando escolherá seus representantes, nesse sentido de hipocrisia , tal máquina estatal tem mais liberdade de deter-se, quase exclusivamente, aos seus deleites.
Por sua vez, nada justifica ao Estado usufruir benefícios de uma sociedade alienada. Nesse ínterim, um esquerdismo exacerbado, ou genericamente, uma "cubanização" pode estar próxima. Ater-se à direita, nessas condições, seria uma prévia solução, pois essa "pseudo democracia", inerente a vários países, é a responsável por esta discussão, já que a mesma se tornaria supérflua se houvesse uma relação benéfica e recíproca entre o Estado e o indivíduo. O que nos dias de hoje constitui uma utopia.
Fica claro, dessa forma que a menor participação populacional no estado é inegavelmente uma mera consequência da hipocrisia do indivíduo. Em suma, far-se-ia necessário que o governo não usufruísse de um problema de proporções mundiais para alimentar suas prioridades e seu egocentrismo.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Redação uol Empty Re: Redação uol

Mensagem por Fito42 Sex 12 Dez 2014, 12:42

Vamos lá!

     No geral a redação ficou boa, você defendeu uma tese e apresentou seus argumentos. Acertou na estrutura e na forma de dissertações argumentativas. 
     Na minha opinião, o grande problema do texto foi o preciosismo da linguagem, apesar dos bons vocábulos utilizados, o exagero deles deixa o texto cansativo. 
     Outra coisa, não sei se foi minha impressão ou não, mas parece que o texto ficou pequeno, você poderia ter escrito mais, esclarecendo alguns conceitos. No caso da introdução, por exemplo, você poderia ter descrito melhor a situação dos dias atuais, poderia mencionar a civilização grega logo no início e apontar filósofos que já se preocupavam com a política e o estado. No 2º parágrafo, as ideias ficaram meio vagas, um exemplo seria perfeito para completar o seu argumento. Poderia mencionar alguma teoria contratualista (Hobbes, Locke ou Rouseau) também. 
     O 3º parágrafo foi o único de que eu não gostei. Você até fez menção à tese, mas, ao meu ver, não argumentou de forma clara. Na verdade eu não encontrei o argumento, você poderia apontá-lo?
     A conclusão, apesar de estar boa, não se conecta muito com o texto. Explicarei melhor.

Sua tese (parafraseada): o ideal de privatização governamental e o esquerdismo exacerbado são causas da inexistência de uma relação benéfica entre indivíduo e Estado.

Argumento I: a sociedade privilegia governos que atendem aos seus anseios, todavia não escolhe, de forma satisfatória, seus representantes, os quais utilizarão da máquina estatal para deterem-se aos seus deleites. [Faltou você mencionar o termo privatização governamental]

Argumento II: argumentação pouco clara (como já foi dito)

Conclusão: "Fica claro, dessa forma que a menor participação populacional no estado é inegavelmente uma mera consequência da hipocrisia do indivíduo. " Na sua tese você culpou a privatização do estado e o esquerdismo, mas não chegou a falar da população em si. Mesmo que você tenha desenvolvido essa ideia nos argumentos ("a maioria se abstém desse problema") sua conclusão deve retomar a tese, caso contrário você estará fugindo do eixo argumentativo. LEMBRE-SE: uma dissertação é a defesa de uma tese.


Em suma, far-se-ia necessário que o governo não usufruísse de um problema de proporções mundiais para alimentar suas prioridades e seu egocentrismo. [ficou muito confuso e pouco claro]


Gramática: quase impecável se não fosse um desvio: "Fica claro, dessa forma[,] que a menor participação populacional [...]"

A vírgula é optativa na ordem direta: Dessa forma fica claro...  ou Dessa forma, fica claro...
(Ambos estão corretos)

Sugestões: bagagem cultural. Não sei o que estava nos textos de apoio, mas é sempre aconselhável citar filósofos ou fatos históricos com mais frequência. Ao colocar frases e  ideias de pensadores você está argumentando de forma mais coerente e concreta. Uma coisa é um corretor querer refutar as ideias de alunos, outra coisa é ele querer corrigir uns Nietzsche da vida Smile 

Apesar dos dos desvios, a redação foi boa. Merecia, pelo menos, uns 80%. Se fosse o ENEM você ainda teria que apresentar uma proposta de intervenção mais concreta, diferentemente do que foi feito no 3º e no 4º parágrafo.

Bom, é o que eu acho
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação uol Empty Re: Redação uol

Mensagem por Fabinho snow Sex 12 Dez 2014, 15:20

Obrigadão pela sua ajuda, muito interessante seu posicionamente acerca dos fatos históricos, acho que o que "matou" nessa redação foi em eu não ir direto ao ponto, quanto ao 3° parágrafo, eu tangenciei o argumento, eu defendi uma tese, enquanto eu deveria expor algum argumento mencionado na introdução como o esquerdismo ou a privatização.

O ruim é que acabei de terminar o ensino fundamental, portanto ainda não tive aulas de sociologia e literatura, sendo assim tenho um conhecimento escasso sobre filósofos e essas outras dicas que você deu.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Redação uol Empty Re: Redação uol

Mensagem por Fabinho snow Sex 12 Dez 2014, 15:22

No caderno dá 5 linhas de introdução 7/8 de desenvolvimento e 5 de conclusão, a diminuição da letra, por parte do computador, faz parecer que a redação está pequena

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Redação uol Empty Re: Redação uol

Mensagem por Fito42 Sex 12 Dez 2014, 17:28

Compreendo. Mas para alguém que acabou o ensino fundamental você escreve bem até de mais xD  Continue assim
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação uol Empty Re: Redação uol

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos