PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuvest - 2004

2 participantes

Ir para baixo

Fuvest - 2004  Empty Fuvest - 2004

Mensagem por BiancaSiqueira Seg maio 12 2014, 20:43

Um cilindro de Oxigênio hospitalar (O2), de 60 litros, contem inicialmente, gás a uma pressão de 100 atm e temperatura de 300 K. Quando é utilizado para respiração de pacientes, o gás passa por um redutor de pressão, regulado para oferecer oxigênio a 3 atm, nessa mesma temperatura, acoplando a um medidor de fluxo, que indica, para essas condições, o consumo de oxigênio em litros/minuto. 
Considere o O2 como gás ideal. Suponha a temperatura constante é igual a 300 K e R=0,080 atm·L/mol·K.  

 2 - O número de mols de O2, comsumidos em 30 minutos de uso, com o medidor de fluxo indicado 5 litros/minuto.
 3 - O intervalo de tempo "T", em horas, de utilização do O2, mantido fluxo de 5 litros/minutos, até que a pressão interna no cilindro fique reduzida a 40 atm. 
2)18,75 mols
3) 4 horas

Dúvida: Por que devo considerar que não há variação de volume na questão 3? Não é a redução de moléculas, que saem com a vazão de oxigênio (5 litros/minuto), que provoca a redução da pressão?

BiancaSiqueira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 10/12/2013
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - 2004  Empty Re: Fuvest - 2004

Mensagem por Euclides Seg maio 12 2014, 22:16

BiancaSiqueira escreveu:Dúvida: Por que devo considerar que não há variação de volume na questão 3? Não é a redução de moléculas, que saem com a vazão de oxigênio (5 litros/minuto), que provoca a redução da pressão?
O volume ocupado pelo gás é sempre o mesmo cilindro (que não muda de tamanho).

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos