Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Ligações Químicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ligações Químicas

Mensagem por marinhammeslz em Seg Maio 12 2014, 19:27

o-o A molécula XeF4 e o íon Icl4-¹(o -1 fica na parte de cima do cl) exigem a mesma forma geométrica na qual há quatro átomos coplanares.  

- Eu não compreendi como fazer essa questão e não compreendi como aconteceria essa ligação química entre o XeF4. O fluor é da família 7A, podendo receber somente 1 elétron para estabilizar-se e o Xe é um gás nobre, já estável!!! Como acontece a ligação dessa forma?? Pois aprendi que na covalente o elétron é dividido entre os dois átomos e na dativa é necessário haver um orbital livre, ou seja, espaço para dois elétrons para acontecer! Alguém poderia me ajudar a compreender essa ligação??

marinhammeslz
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 15/04/2014
Idade : 21
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ligações Químicas

Mensagem por MuriloTri em Ter Maio 13 2014, 19:31

Como os gases nobres formaram compostos se eles já possuem um octeto completo e já são estáveis?

 
A regra do octeto, como muitas regras, tem exceções. Alguns compostos de boro, como o BF3, possuem 6 elétrons na camada de valência, ou seja, menos de 8 elétrons. Outros compostos, como o hidreto de berílio BeH2, um composto covalente, possuem 4 elétrons na camada de valência do Be. Certas moléculas, como o NO, o NO2, o ClO2, o DPPH e o trifenilmetil ((C6H5)3C*) por exemplo, que são radicais livres estáveis, são intrigantes porque possuem elétrons ímpares e pelo menos um dos átomos envolvidos possui o octeto incompleto com 7 elétrons. Algumas, ainda, apresentam valência expandida, ou seja, apresentam mais de 8 elétrons na última camada. Esses compostos (chamados moléculas hipervalentes) só são possíveis do terceiro período para baixo, pois as camadas a partir da camada M podem comportar mais de 8 elétrons (a camada M fica totalmente preenchida com 18 elétrons, a N com 32, etc). Esses compostos incluem o PCl5, o SF6, o SiF6, o SbF5, o H6TeO6, o PF6, etc. Eles só se formam em condições especiais e geralmente só os elementos mais eletronegativos (F, O, Cl) conseguem "forçar" o elemento a expandir o octeto da camada de valência.

A maioria dos compostos de gases nobres são moléculas hipervalentes. As camadas M em diante podem comportar mais de 8 elétrons, mas quando última elas normalmente se estabilizam com 8 elétrons. Porém, em certas condições, alguns elementos (especialmente os muito eletronegativos) conseguem fazer o átomo expandir o octeto e adicionar alguns elétrons adicionais: O XeF2 apresenta 10 elétrons na camada de valência do Xe, o XeF4 tem 12, etc. Entretanto, todos são fortes agentes oxidantes e quando reagem liberam o gás nobre livre.
.
Logo, um átomo de gás nobre livre (sem reagir) é mais estável que nos compostos por ele formado, ou seja, o gás nobre prefere continuar como um átomo isolado e só formou compostos porque foi "forçado" a reagir "contra a vontade" com o outro elemento. Os gases nobres He e Ne (do 1º e do 2º períodos) não podem expandir o octeto e por isso não formaram compostos, embora certos íons e moléculas transitórias e instáveis como o WHe2 e o HeH sejam conhecidos, mas não podem ser isolados. A reatividade dos gases nobres aumenta de cima para baixo na tabela periódica; em teoria, o hélio seja o menos reativo e o radônio o mais reativo. Como o radônio é radioativo e de vida curta, muito raro e difícil de trabalhar, atualmente o gás nobre com mais compostos é o xenônio.

MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 631
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 21
Localização : Campinas

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum