PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S

4 participantes

Ir para baixo

Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S Empty Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S

Mensagem por henriquehdias Dom Out 27 2013, 22:59

Está aqui a redação que eu escrevi no ENEM 2013. O que vocês acharam?

Tema: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

O Leviatã

Segundo Thomas Hobbes, o homem em seu estado natural vive em constante guerra de todos conta todos, sendo necessário um Estado presente que possibilite o convívio em sociedade. Nesse contexto, a Lei Seca visa tornar mais forte a presença do Estado, a fim de alertar o indivíduo e frear a guerra do álcool contra a vida, garantindo assim um dos principais direitos do cidadão. Os efeitos dessa lei são diversos e vão desde a diminuição de mortes até a contenção e redirecionamento de gastos com a saúde pública.

Entre as causas da implantação da Lei Seca, está a necessidade de diminuir o número de acidentes, muitas vezes fatais, causados pela combinação álcool mais direção. Além das mortes, temos também muitos casos que deixam sequelas e isso aumenta o gasto público com o doente. Dessa forma, é importante salientar que esses gastos poderiam ser utilizados em outros problemas de saúde, isso se os acidentes de trânsito, causados pelo álcool, puderem ser evitados.

Além da diminuição de gastos com vítimas de acidentes derivados do alcoolismo, um dos principais efeitos da implantação da lei é garantir a vida: princípio básico dos direitos do homem e do cidadão. Motoristas alcoolizados atentam contra a própria vida e a do próximo, ao dirigirem sob os efeitos do álcool, que causa diminuição dos reflexos e compromete os sentidos.

A combinação de álcool e direção é muito danosa. Portanto, o Estado deve cumprir seu papel, e a adoção da Lei Seca é um grande avanço no sentido de buscar um convívio melhor. No entanto, para que ela cumpra seu ideal, é preciso da colaboração de instituições públicas e privadas, como a mídia, com o objetivo de alertar a população de que a lei visa garantir seus direitos e busca o bem estar comum da sociedade, diminuindo os efeitos nocivos do estado de natureza humano e a guerra do álcool contra a vida.

henriquehdias
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 33
Localização : Ijuí

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S Empty Re: Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S

Mensagem por Euclides Dom Out 27 2013, 23:05

Eu acho que está uma boa redação, com boa abertura e desenvolvimento. Só não sei se a palavra "midia" está dicionarizada em português.

"Mídia" é a pronúncia em inglês da palavra latina "media" que é o plural de "medium" que significa meio.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S Empty Re: Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S

Mensagem por karolxp Qui Dez 12 2013, 11:54

Sua redação parece bastante com a minha. Mas é assim mesmo a maioria das pessoas falaram sobre as mesmas coisas já que esse é um assunto já conceituado. Ficou muito boa! Só acho que ficou visível que você tentou escrever muito e acabou apresentando com frequência a mesma ideia de formas diferentes.
karolxp
karolxp
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S Empty Re: Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S

Mensagem por cleicimara Qua Fev 05 2014, 19:52

Henrique, qual foi sua nota nesta redação??!!
cleicimara
cleicimara
Jedi
Jedi

Mensagens : 284
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 39
Localização : belem,pa

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S Empty Re: Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei S

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos