PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tubo em U fechado em uma extremidade

4 participantes

Ir para baixo

Tubo em U fechado em uma extremidade Empty Tubo em U fechado em uma extremidade

Mensagem por larimacellari Qua 02 Out 2013, 22:05

Um tubo em U tem ramo aberto para a atmosfera e é parcialmente preenchido com mercúrio de modo que uma certa porção de ar fica aprisionada no ramo esquerdo, como mostra a figura a. As medidas estão em mm e foram realizadas em um local onde a pressão atmosférica é 760 mm de Hg.
Esse tubo é levado para um local mais alto e as medidas se alteram para o que mostra a figura b.

Admitindo-se que a temperatura seja a mesma nas duas situações,a pressão atmosférica desse outro local é, em mm de Hg?

R:510.

Tubo em U fechado em uma extremidade Fd938f6bd1c22dac3616d6f4906d5e2f

larimacellari
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 29
Localização : Paulínia, SP/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tubo em U fechado em uma extremidade Empty Re: Tubo em U fechado em uma extremidade

Mensagem por gabriel tx Sáb 05 Out 2013, 11:12

Tudo que esta na mesma linha tem pressão igual.

No inicio a pressão atmosférica se equilibra com a do tubo,logo:

Patm = P+110 >>> 760=P+160>>>P=600

Na segunda,como o volume da parte com ar presa ficou 3/2 do inicial (3/2.50=75),por isso a pressão ficou 2/3 da inicial (volume é inversamente proporcional),logo:

P'=2/3.P>>>P'=2/3.600>>>P'=400

Novamente,com linha na mesma altura a pressão é igual,a nova pressão atmosférica( Patm2) é :

Patm2=P'+110>>> Patm2=400+110>>> Patm2=510 mmhg
gabriel tx
gabriel tx
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 30/03/2013
Idade : 28
Localização : rio

Ir para o topo Ir para baixo

Tubo em U fechado em uma extremidade Empty Re: Tubo em U fechado em uma extremidade

Mensagem por Eres Alessandro Porcineli Sáb 05 Out 2013, 22:18

Achei bem interessante a resolução do amigo Gabriel.. por outro lado ela me intrigou em um ponto:

Patm = P+160 >>> 760mmhg=P+160>>>P=600 --> só que os 160 são de coluna d'agua o que correspondem a aproximadamente 12,16 mmHg isso resultaria para P: 747 mmHg.

Utilizando os a mesma idéia para os 110 mmH2O e o raciocínio do amigo, chegamos a P' 498,56 mmHg.

E isso da para a pressão atmosférica na nova situação:

Patm2=P'+12,16>>> Patm2=498,56+12,16>>> Patm2=506 mmhg aproximadamente... e eu fiquei com a sensação de que estou vendo pelo em ovo...
Eres Alessandro Porcineli
Eres Alessandro Porcineli
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 46
Localização : Jacareí

Ir para o topo Ir para baixo

Tubo em U fechado em uma extremidade Empty Re: Tubo em U fechado em uma extremidade

Mensagem por Euclides Sáb 05 Out 2013, 22:41

larimacellari escreveu:Um tubo em U tem ramo aberto para a atmosfera e é parcialmente preenchido com mercúrio
Eres Alessandro Porcineli escreveu: só que os 160 são de coluna d'agua
Leitura desatenta.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tubo em U fechado em uma extremidade Empty Re: Tubo em U fechado em uma extremidade

Mensagem por Eres Alessandro Porcineli Sáb 05 Out 2013, 23:28

Correto mestre Euclides, eu cismei que havia mercúrio sustentando os 160 milímetros d'água... confesso que não sei de onde tirei isso!

Grato!
Eres Alessandro Porcineli
Eres Alessandro Porcineli
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 46
Localização : Jacareí

Ir para o topo Ir para baixo

Tubo em U fechado em uma extremidade Empty Re: Tubo em U fechado em uma extremidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos