PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ácido e base

4 participantes

Ir para baixo

ácido e base Empty ácido e base

Mensagem por Jennykah Dom 21 Jul 2013, 14:12

Preciso saber como fazer para identificar se um ácido e uma base são fortes ou fracos.
Tenho os seguintes itens:

HClO4, HClO2, NH3 e Ba(OH)2

sei que as respostas na ordem são : forte, fraco, fraco e forte.

Jennykah
Jedi
Jedi

Mensagens : 286
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 26
Localização : Juiz de fora, MG

Ir para o topo Ir para baixo

ácido e base Empty Re: ácido e base

Mensagem por Montini Dom 21 Jul 2013, 14:51

Vamos por partes:
Para determinar a força de uma base ou ácido, devemos ter em mãos o grau de ionização (número de moléculas dissociadas / número total de moléculas). Não é o caso desse exercício, que dá apenas o nome das moléculas. Dessa forma, o exercício espera apenas que saiba, decorado, a classificação quanto a força.

Começando pelos ácidos, há dois tipos. Os hidrácidos, não citados no exercício, devem ser decorados, pois não há uma regra. Lembre-se: HCl, HBr e HI são hidrácidos fortes, HF é um hidrácido moderado e os demais (HCN, H2S...) são hidrácidos fracos.

Já nos oxiácidos existe uma regra prática. Faça:
x = número de O - número de H (ionizável)
sendo   x = 3 é classificado com muito forte
           x = 2 forte
           x = 1 moderado
           x = 0 fraco

HClO4     x = 4 - 1   x = 3   ácido muito forte
HClO2     x = 2 - 1   x = 1   ácido moderado


Nas bases é ainda mais simples. Elas podem ser:
Fortes: bases das famílias 1A e 2A (com a exceção do Mg(OH)2, que é uma base fraca).

Fraca: As demais

Como Ba(OH)2 é um metal alcalino-terroso da família 2A, é uma base forte. Já o NH3, que dará origem ao NH4OH em meio aquoso, será uma base fraca.

Montini
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 29
Localização : Cascavel, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ácido e base Empty Re: ácido e base

Mensagem por Jennykah Dom 21 Jul 2013, 19:34

Entendi Montini, mas no caso de eu precisar do grau de ionização você pode me dar um exepmlo?
Os oxiácidos, são os ácidos que tem oxigenio? Quando acontecer isso eu tenho que fazer aquela regra do x que vc fez ali em cima?

Jennykah
Jedi
Jedi

Mensagens : 286
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 26
Localização : Juiz de fora, MG

Ir para o topo Ir para baixo

ácido e base Empty Re: ácido e base

Mensagem por Jennykah Dom 21 Jul 2013, 19:47

Como a regra que vc me disse pode se aplicar nesse caso : Cu(NO3)3? Ainda estou um pouco perdida. 😢

Jennykah
Jedi
Jedi

Mensagens : 286
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 26
Localização : Juiz de fora, MG

Ir para o topo Ir para baixo

ácido e base Empty Re: ácido e base

Mensagem por vanessalv Dom 21 Jul 2013, 20:03

Jennykah, recomendo que você pegue um livro de Química e leia as partes de força de ácidos e bases e a parte de hidrólise de sais Very Happy

O Cu(NO3)3 possui cátion de base fraca e ânion de ácido forte, portanto sua solução aquosa possui caráter ácido
vanessalv
vanessalv
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 173
Data de inscrição : 27/11/2012
Idade : 28
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

ácido e base Empty Re: ácido e base

Mensagem por Jennykah Dom 21 Jul 2013, 20:15

Mas o Cu(NO3)3 não se enquadra naquela regra acima?

Jennykah
Jedi
Jedi

Mensagens : 286
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 26
Localização : Juiz de fora, MG

Ir para o topo Ir para baixo

ácido e base Empty Re: ácido e base

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 21 Jul 2013, 20:23

Acredito que não, pois não é um hidrácido ou oxiácido...daí temos que analisar o seu comportamento quando dissocia-se em solução. (no caso, o nitrato de cobre é solúvel por causa do íon nitrato...)

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

ácido e base Empty Re: ácido e base

Mensagem por Montini Dom 21 Jul 2013, 20:37

1. mas no caso de eu precisar do grau de ionização você pode me dar um exemplo?

Quando falam de grau de ionização, temos que ter os valores de quantas moléculas de tal ácido ou base dissociaram em meio aquoso. Grau de ionização é representado por α.

α > 50% forte
5% < α < 50% moderado
α < 5% fraco

No caso de uma questão assim, o exercício dá os valores. Um exemplo, de cada 100 moléculas dissolvidas de HCl, 92 se ionizam, então, α =92% classificamos como ácido forte. O HClO4 do seu exercício possui o α = 97%, logo, é um ácido forte. Mas não se preocupe muito com isso, são dados bem pontuais dados pelo exercício. Não consegui, por exemplo, achar o grau de ionização do HClO2.

2.Os oxiácidos, são os ácidos que tem oxigenio? Quando acontecer isso eu tenho que fazer aquela regra do x que vc fez ali em cima?
Sim. Enquanto hidrácidos são apenas um elemento não-metal com um hidrogênio (HCl, HCN, H2S), os oxiácidos possuem também oxigênio (H2SO4, HClO3, H3PO4). A regrinha funciona bem: nº oxigênio - nº hidrogênios ionizáveis. Mas preste bem atenção no "ionizáveis", pois como tu deves ter aprendido com o professor, no caso do H3PO3 e o H3PO2, nem todos os hidrogênios são ionizáveis.


3.Como a regra que vc me disse pode se aplicar nesse caso : Cu(NO3)3?
Bom, nesse caso é um pouco mais "complexo". Na verdade não é um conteúdo difícil, mas já é um novo capítulo. Uma primeira correção, primeiramente, não existe esse Cu(NO3)3, provavelmente é Cu(NO3)2, ou ainda Cu(NO3). Vamos considerá-lo como Cu(NO3)2. Nesse caso temos em mãos um sal, o nitrato cúprico. Quando temos um sal, devemos ter em mente a reação que o originou. O nitrato cúprico nada mais é que a reação dupla-troca do ácido HNO3 e o Cu(OH)2

HNO3 + Cu(OH)2 ----> Cu(NO3)2 + H2O


Em sais, não os classificamos como "forte" ou "fraco", verificamos apenas se este possui caráter ácido, básico ou neutro.
Essa determinação se dá vendo a força dos ácidos e bases envolvidos.

Ácido forte + Base forte ou Ácido fraco + Base fraca = Sal de caráter neutro
Ácido forte + Base fraca = Sal de caráter ácido
Ácido fraco + Base forte = Sal de caráter básico

Pela regra, HNO3 (3 oxigênios - 1 hidrogênio = 2) é um ácido forte. Enquanto Cu(OH)2, como Cobre não é um elemento da família 1A ou 2A, é uma base fraca. Logo, esse sal tem caráter ácido.

Mas assim, fico com medo de te confundir um pouco, já que o assunto é muito amplo. Seria interessante tu ver alguma vídeo aula sobre ácidos, bases e sais.

Outra coisa, sou novo no fórum e não entendo bem os mecanismos ainda,  então ignore qualquer "gafe". Smile

Montini
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 29
Localização : Cascavel, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ácido e base Empty Re: ácido e base

Mensagem por Jennykah Dom 21 Jul 2013, 21:04

Montini, obrigada vou procurar video aulas ou entao ver se meu professor me ajuda nesse assunto que estou tendo dificuldades.

Jennykah
Jedi
Jedi

Mensagens : 286
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 26
Localização : Juiz de fora, MG

Ir para o topo Ir para baixo

ácido e base Empty Re: ácido e base

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos