PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

cloreto de alumínio (AlCl3)

2 participantes

Ir para baixo

cloreto de alumínio (AlCl3) Empty cloreto de alumínio (AlCl3)

Mensagem por 88sude Dom 14 Jul 2013, 17:21

Olá a todos!:afro: 
Estava estudando a regra do octeto quando me deparei com o composto AlCl3, a principio pensei q era um simples aglomerado iônico, mas fiquei sabendo que era uma exceção a regra 😢 , fiz um tópico perguntando o porque e me responderam que o Al faz 3 ligações covalentes com o cloro, pesquisando mais um pouco me deparei com a seguinte situação : a eletronegatividade do Cl é 3 enquanto a do Al é 1,5 , logo a diferença de eletronegatividades daria 3 - 1,5 = 1,5 , que é menor que 1,7 , comprovando que o composto é molecular, e não iônico.
Por um tempo fiquei satisfeito com a resposta encontrada, quando me deparo com outra situação 🇳🇴 : o composto BF3, pensei que esse sim formava uma simples ligação ionica, e me apoiando na tabela de eletronegatividade ( diferença de eletronegatividades=2, que é um valor maior que 1,7 , fato que deveria comprovar que o composto é iônico) fiquei crente que estava certo. Mas vi que este composto forma 3 ligações covalentes com o F, ao procurar uma resposta me disseram que o Boro não tem a tendência de perder elétrons, ja que esta é uma característica dos metais e também achei algo a respeito de hibridização ( se alguém conhecer algum site que explique bem este conteúdo eu agradeceria muito).
Vi outro composto como o AlF3 que não se encaixa nem na 1ª situação ( diferença de eletronegatividade menor que 1,7) e nem na 2ª situação ( a presença de um semi metal).
Alguem poderia me explicar o por quê?:scratch: 
Obrigado desde já !Wink
 Obs : Uma notação de um livro diz que : "é importante notar que quando a diferença de eletronegatividade ultrapassa o valor de 1,7 a ligação é tão forte que, na verdade, é uma ligação iônica"
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cloreto de alumínio (AlCl3) Empty Re: cloreto de alumínio (AlCl3)

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 14 Jul 2013, 22:19

Agora você me pegou. Pelo menos te garanto que AlCl3 é iônico.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

cloreto de alumínio (AlCl3) Empty Re: cloreto de alumínio (AlCl3)

Mensagem por 88sude Dom 14 Jul 2013, 22:48

Matheus Fillipe escreveu:Agora você me pegou. Pelo menos te garanto que AlCl3 é iônico.

 ele é iônico? mas se ele é iônico não deveria ceder 3 eletrons ao Cl, ficando com configuração eletrônica igual ao do neônio, permanecendo então na regra do octeto? Pesquisando a respeito achei a seguinte informação "O alumínio é uma exceção a regra do octeto pois forma três ligações simples. No composto AlF3, por exemplo, o alumínio se estabiliza com 6 elétrons na camada de valência , fazendo 3 ligações simples com cada átomo de flúor. " 
http://www.brasilescola.com/quimica/excecoes-regra-octeto.htm)
Se até no composto AlF3 ( diferença de eletronegatividade=2,5) as ligações são covalentes me leva a crer que no composto AlCl3 também, ainda mais que a d.d.e (diferença de eletronegatividade) é 1,5 ,menor que o necessário para q a ligação seja iônica.
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cloreto de alumínio (AlCl3) Empty Re: cloreto de alumínio (AlCl3)

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 14 Jul 2013, 23:28

Acho que encontrei a resposta. Veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_alum%C3%ADnio
outra coisa que descobri foi que isso já foi debatido neste fórum: https://pir2.forumeiros.com/t26640-cloreto-de-aluminio#187114 
Apesar de se tratar do dímero.
Não seria essa a confusão?

o.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

cloreto de alumínio (AlCl3) Empty Re: cloreto de alumínio (AlCl3)

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 14 Jul 2013, 23:35

Estou começando a desconfiar do gabarito da cesgranrio, uma vez vi um erro gravíssimo de física em uma questão da mesma, e agora está difícil de achar algo a respeito deste assunto.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

cloreto de alumínio (AlCl3) Empty Re: cloreto de alumínio (AlCl3)

Mensagem por 88sude Dom 14 Jul 2013, 23:50

também fico um pouco desconfiado, mas o fato de algo similar acontecer com o fluoreto de alumínio me deixa com uma certa duvida, já que de toda a tabela periódica o elemento mais eletronegativo é o flúor ( eletronegatividade=4). Mas ao ver que se tratam de compostos iônicos vem a grande dúvida. E também não consigo ver nenhuma outra alternativa válida para a questao da cesgranrio. 
(https://pir2.forumeiros.com/t52415-regra-do-octeto) 
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cloreto de alumínio (AlCl3) Empty Re: cloreto de alumínio (AlCl3)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos