PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função afim

2 participantes

Ir para baixo

Função afim Empty Função afim

Mensagem por DaviBahia Sáb 13 Jul 2013, 09:39

Dizem que função afim = função do 1º grau. Gostaria de confirmar isso. Eu penso que não é bem assim, pois na função afim (y = ax + b), acho que o "a" pode ser igual a zero. Na função do 1º grau, não. Concordam?
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função afim Empty Re: Função afim

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 13 Jul 2013, 11:43

É um detalhe conceitual pouco relevante. Você próprio pode criar uma conceituação alternativa para evitar isso. Por exemplo, pode condicionar o valor do coeficiente angular para valores não nulos e obter esta definição:

Função afim :=  y = ax + b, com a  ≠ 0


Ou então admitir a função constante y = b(quando a vale zero) como um caso particular da função afim no qual a inclinação é horizontal. 


Isso não tem muita importância prática. Você mesmo pode pensar em algo que torne essa definição mais abrangente.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Função afim Empty Re: Função afim

Mensagem por DaviBahia Sáb 13 Jul 2013, 12:06

É, realmente não tem tanta importância. Apesar disso, esses aspectos conceituais às vezes são, direta ou indiretamente, cobrados, confundindo os alunos. Daí, a importância de diferenciar bem os termos.

Eu, até o momento, entendo o seguinte: a função do 1º grau não pode ter "a" igual a zero, diferentemente da função afim. Ou seja, a função do 1º grau é um dos tipos de função afim. Posso estar errado, enfim... o que acham?
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função afim Empty Re: Função afim

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos