PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Empuxo

2 participantes

Ir para baixo

Empuxo Empty Empuxo

Mensagem por martinfierro76 12/4/2013, 9:33 pm

Saturno, denominado planeta dos anéis, está muito distante do Sol, levando quase trinta anos para dar uma volta completa em sua órbita. Possui um volume de aproximadamente 10 ٨ 24 m³, e massa da ordem de 6*10٨26 kg. Suponha que uma esfera
de densidade igual à do planeta Saturno seja colocada em cada um dos recipientes contendo líquidos de densidades de acordo com a informação abaixo:

Alcool(800 kg/m³)----Agua(1000 kg/m³)----Mercurio(13600 kg/m³)


Analise as afirmativas abaixo sobre o que acontecerá com a
esfera nos três líquidos:
.

I Afundará no álcool e flutuará na água e no mercúrio.


II.Flutuará nos três recipientes.

III.Sofrerá o mesmo empuxo nos três líquidos.


IV.Sofrerá maior empuxo no mercúrio.


Estão corretas somente as afirmativas:


a)I, II e IV
b)I e III
c)I, III e IV
d)II e III
e)II e IV

Alternativa correita (d)

Segundo meus calculos a densidade do planeta é 600 kg/m³, então, como essa densidade e menor que a dos tres liquidos, a bolinha flutua(beleza).
Minha duvida surge, por que o gabarito afirma que nos tres casos a bolinha sufrira o mesmo empuxo. Mais o empuxo depende , do valumen da bolinha, ( que é constante), a gravidade e a densidade dos liquidos. E como o Mercurio tem maior densidade, debia empuxar mais.
Poderian vcs aclarar-me, por que o gabarito afirma que Sofrerá o mesmo empuxo nos três líquidos.
Muito Obrigado. (Perdão pelo Portugues)






Última edição por martinfierro76 em 12/4/2013, 9:43 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de Portugues)

martinfierro76
Jedi
Jedi

Mensagens : 265
Data de inscrição : 11/02/2013
Idade : 47
Localização : foz do iguaçu

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo Empty Re: Empuxo

Mensagem por Euclides 12/4/2013, 11:17 pm

Como a bolinha flutua nos 3 líquidos, não está totalmente imersa. O empuxo, nos tres casos deve apenas equilibrar o peso, portanto tres empuxos iguais.

O que acontece é que nos líquidos mais densos o volume imerso será menor.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos