PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entendendo Física e Química

4 participantes

Ir para baixo

Entendendo Física e Química Empty Entendendo Física e Química

Mensagem por Convidado Sáb 30 Mar 2013, 13:14

Falae gente, blz!?

Gostaria de saber, principalmente dos vetereanos do Fórum, como vcs dominam tanto Física e Química!? Esses dias fiz uma perguna sobre mecânica que o Rihan deduziu a explicação do Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento e deu a entender que isso é a única coisa q preciso decorar na Física e que tudo o resto é consequência e dedução desse princípio...

O que que pega aí com alguns de vcs que passam a imagem de que física e química é tão simples quanto 2+2=4!? Qual é caminho q vcs andaram, por que gozam de tanta lucidez de raciocínio?

Eu me julgo bom em matemática por que assisti a quase todas as aulas do IMPA e vi que matemática não é aquele quadrado que é passado nos "livros didáticos". Eu entendi que posso moldar a matemática da forma que eu quiser pra obter os resultados que eu quiser (tanto que eu criei um tópico na área de macete unindo conceitos de progressões e cálculo). Então eu me tornei um autodidata em matemática e comecei a revisar e a orginzar, com muita perícia, tudo o que eu sabia e não sabia. Enfim, eu descobri o caminho da matemática, e da filosfia também, que são as únicas ciências que não precisam de laboratório para afirmar o que é verdadeiro ou falso. Você me diz que 2+2=5 e que o preto é branco e usando somente o laboratório da mente eu posso confirmar a veracidade disso.

O mesmo não acontece com todas as demais ciências. Eu não posso acreditar que um bom cientista venha de livros didáticos. Ele tem de vir de um laboratório, onde "aprende suas lições com a natureza" (Leonardo da Vinci), o que é verdade e o que não é.

Mas não somos cientistas, somos estudantes, ok! Mesmo assim, me impressiona a lúcidez que alguns aqui do fórum tem em tratar assuntos que talvez nunca tenham analisado num laboratório. Qual é o segredo?


Última edição por Jhenrique em Sáb 30 Mar 2013, 15:42, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo Física e Química Empty Re: Entendendo Física e Química

Mensagem por Euclides Sáb 30 Mar 2013, 14:10

Existe muita sofisticação no nosso "computador mental". A mais interessante leitura que fiz sobre esses processos cognitivos foram a "Crítica da Razão Pura" e a "Crítica da Razão Prática" ambos de Kant. Como cada um de nós tem um cérebro e faz uso dele, cada um, bastando que seja um bom observador de si mesmo, tem uma boa idéia de como esses processos mentais funcionam.

Aliás, a expressão "bom observador", em si, é chave de muitas respostas. É claro que observar é algo mais que contemplar ou simplesmente ver. A observação é uma interação dialética que efetua perguntas, busca respostas, assimila, generaliza ou particulariza, compara, na tentativa de criar um modêlo capaz de explicar o objeto observado.

Maçãs e outros frutos e objetos caíram durante milênios, mas só uma pessoa foi capaz de observar com agudeza e encontrar o modelo que explicou o fenômeno.

Eu acredito que a matemática não seja uma ciência. Minha crença é que ela é uma linguagem natural da mente, uma das muitas formas de processos mentais intrínsecos à propria mente humana. Mesmo sem saber o nome das figuras, todo ser humano sabe distinguir um triângulo de um quadrado ou outra forma geométrica. Esse processo de distinção é essencialmente matemático, assim como contar, agrupar, etc.

As coisas no mundo ao nosso redor podem ser descritas ou interpretadas com o uso de várias linguagens naturais da mente. Há coisas que podem ser bem descritas com palavras, outras com música, outras com pinturas e outras com matemática.

Parece que, de alguma maneira, nós nos especializamos em algumas delas e nem tanto em outras. A nossa especialização em linguagens da mente nos conduz preferencialmente a um campo de atividade. Acho que isso justifica a facilidade que sentimos naturalmente para esta ou aquela ciência. Entretanto todos possuímos a mesma dotação para qualquer dessas linguagens e somos capazes de desenvolvê-las, com maior ou menor dificuldade.

Se desejamos aprender as ciências da natureza, é ela, a Natureza que deve ser observada. Os alunos de geologia, por exemplo, recebem aulas teóricas em que aprendem o papel dos processos químicos e termodinâmicos na modelagem da crosta, recebem aulas de laboratório em que aprendem a observar em ambiente controlado alguns desses fenômenos e finalmente recebem uma grande quantidade de aulas de campo, inevitáveis para a compreensão "in situ" dos modelos estudados.

Quanto maior for a nossa habilidade nas linguagens dominantes em determinada ciência, mais fácil ela se nos parece. É também evidente que "o uso do cachimbo entorta a boca", ou seja, quanto mais lidamos com uma coisa mais ela se nos torna conhecida e simples.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo Física e Química Empty Re: Entendendo Física e Química

Mensagem por Wilson Calvin Sáb 30 Mar 2013, 15:55

belo texto mestre Euclides! =)
Wilson Calvin
Wilson Calvin
Matador
Matador

Mensagens : 524
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo Física e Química Empty Re: Entendendo Física e Química

Mensagem por Convidado Sáb 30 Mar 2013, 16:03

Achei interessante seu ponto de vista sobre os tipos de linguagem, que o
gosto por engenharia, pintura ou história pode vir do desenvolvimento
da linguagem matemática, artística ou linguística. Nunca observei que o
gosto por A, B ou C é consequência do desenvolvimento linguístico a, b e
c, respectivamente, por exemplo. Não vou me esquecer disso!

A
diferença linguística é evidente, literatura tem a nada a ver com
matemática. Não dá para aplicar conceitos matemáticos em escritos
literários a fim de extrair leis e aprendizados.

Se pelo menos
existisse algum livro de Física e de Química onde tudo fosse explicado
sob a perspectiva da Teoria dos Conjuntos, facilitaria meus estudos
dessas duas ciências.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo Física e Química Empty Re: Entendendo Física e Química

Mensagem por RobertoPatricio Dom 31 Mar 2013, 08:52

Uma coisa que me ajudou, e ainda ajuda é procurar o mesmo assunto sendo explicado por vários livros/professores diferentes.
E isso porque os alunos também entendem de forma diferente, uma coisa meio óbvia mas que a educação sempre desprezou.

RobertoPatricio
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 160
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 33
Localização : fortaleza Ce

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo Física e Química Empty Re: Entendendo Física e Química

Mensagem por Convidado Dom 31 Mar 2013, 10:34

Com certeza Roberto! A compreensão é o conjunto de vários entendimentos, ou seja, é ter a capacidade de ver um objeto do maior número de ângulos possíveis. Só que a obtenção da compreensão da um baita de um trabalho!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo Física e Química Empty Re: Entendendo Física e Química

Mensagem por Tynhow Seg 01 Abr 2013, 20:02

Como o euclides ja falou, com o tempo vc começa a ganhar uma noção vc começa a ganhar uma 'linha' de raciocinio pra seguir, é assim na matematica (principalmente), na fisica, na quimica e etc, e principalmente na matematica vc so ganha essa 'linha' treinando, trabalhando aquilo.

Tynhow
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 21/09/2012
Idade : 27
Localização : Recife - pe , brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo Física e Química Empty Re: Entendendo Física e Química

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos