PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

movimento uniformemente variado

2 participantes

Ir para baixo

movimento uniformemente variado Empty movimento uniformemente variado

Mensagem por Suou. Qui 03 maio 2012, 17:27


Nas questoes de MUV precisa estalecer sempre um referencial e tudo que tiver acima dele voce adota como positivo e tudo abaixo como negativo, ou vice versa?
Dai em s= s0 + Vt + at²/2 Nao tem como fazer um esquema em que, caso um corpo caia pra baixo, o espaço seja negativo, a velocidade positiva, a aceleração negativa? quando um é positivo todo o resto é ?

Suou.
Jedi
Jedi

Mensagens : 384
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 30
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

movimento uniformemente variado Empty Re: movimento uniformemente variado

Mensagem por Euclides Qui 03 maio 2012, 18:21

A avaliação de qualquer movimento é dependente do referencial escolhido. Se dois automóveis trafegam lado a lado e no mesmo sentido numa estrada, cada motorista verá o outro carro como se estivesse parado ao seu lado.

Se porém um deles reduzir a velocidade, o motorista desse carro verá o outro se afastando dele com uma velocidade aparente igual à diferença entre as velocidades em relação ao chão. O outro motorista terá o mesmo tipo de visão, porém com o outro como se voltasse para trás.

Um observador parado à beira da estrada terá outra interpretação dos movimentos.

A escolha de um referencial é, portanto, a primeira coisa a se fazer no estudo de um movimento. Você tem liberdade de escolha. Deve escolher uma orientação para o seu referencial e um ponto como origem das medidas.

Uma vez escolhidos referencial e origem, porém, tudo o mais vai ficar condicionado a essa escolha.

- Todas as posições serão positivas ou negativas a depender de sua localização em relação à origem e ao sentido positivo do referencial.

- todos os vetores (força, aceleração, velocidade, deslocamento) serão positivos se seus sentidos forem os mesmos da orientação da trajetória, ou serão negativos se seus sentidos forem opostos ao da orientação da trajetória.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

movimento uniformemente variado Empty Re: movimento uniformemente variado

Mensagem por Suou. Sex 04 maio 2012, 22:31

Hmm...entao, deixa eu ver:
Se eu ver o movimento de um objeto do chao até 40 m de altura. Considerando a origem o ponto mais alto, o referencial o chao. Trajetorias pra cima sendo positiva. v= 10m/s e g=10m/s²

Fica: + 0 = - 40 + 10t - 5t² ou - 0 = +40+10t-5t² ?

Suou.
Jedi
Jedi

Mensagens : 384
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 30
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

movimento uniformemente variado Empty Re: movimento uniformemente variado

Mensagem por Euclides Sex 04 maio 2012, 22:52

Suou. escreveu:Hmm...entao, deixa eu ver:
Se eu ver o movimento de um objeto do chao até 40 m de altura. Considerando a origem o ponto mais alto, o referencial o chao. Trajetorias pra cima sendo positiva. v= 10m/s e g=10m/s²

Fica: + 0 = - 40 + 10t - 5t² ou - 0 = +40+10t-5t² ?

movimento uniformemente variado Trak

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

movimento uniformemente variado Empty Re: movimento uniformemente variado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos