PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sujeito

2 participantes

Ir para baixo

Sujeito Empty Sujeito

Mensagem por O Reype mito Sáb 03 Fev 2024, 16:51

(FACISB)
“Os responsáveis pelo estudo descobriram depois de sete dias que os destinatários de mensagens ‘positivas’ tinham comportamento emocional similar.” (4º parágrafo)


Em relação à oração do verbo “descobriram”, o segmento destacado tem função de sujeito.

a) sujeito
b) objeto indireto. 
c) adjunto adnominal 
d) adjunto adverbial
e) objeto direto.

Oi gente, boa tarde. Tentei descobrir o sujeito da frase perguntando "o quê?" e "quem?". O problema disso é que me gerou duas respostas completamente diferentes e eu não sei quem é o sujeito. Alguém pode me ajudar a descobrir quem é?
Além disso vocês podem me explicar porque as outras alternativas estão incorretas?

Desde já agradeço lol!
O Reype mito
O Reype mito
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 17/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Sujeito Empty Re: Sujeito

Mensagem por miguelitoito Dom 04 Fev 2024, 15:30

Boa tarde, 

Em relação à sua primeira pergunta, temos o seguinte:

Os responsáveis pelo estudo descobriram depois de sete dias que os destinatários de mensagens ‘positivas’ tinham comportamento emocional similar.

Na oração principal, temos 4 principais termos de diferentes classificações sintáticas. O SUJEITO, o VERBO PRINCIPAL(TRANSITIVO DIRETO), um ADJUNTO ADNOMINAL DESLOCADO, e um COMPLEMENTO VERBAL (OBJETO DIRETO). 

Sempre nos é permitido a possibilidade de trocar um dos termos por outros mais genéricos, como ISSO, DISSO, NISSO, ALGO, ALGUÉM... Desde de que mantenha a mesma classe gramatical. Logo, eu posso reescrever a frase da seguinte maneira: 

 Alguém/Algo descobriu ISSO depois de sete dias.

Dessa forma, é possível que eu simplifique a frase com o objetivo de uma melhor compreensão. 

Já que, ao perguntar ao verbo O QUÊ? ou QUEM praticou a ação de descobrir, eu obtenho como resposta o  Alguém/Algo, o sujeito é o termo correspondente antes da substituição, que é Os responsáveis pelo estudo. .

----------=========+=========---------------


Agora, com base na sua segunda pergunta, temos, também, o seguinte:

A transitividade verbal do verbo descobrir no contexto que lhe foi aplicado é de VTD (Verbo Transitivo Direto) pois ele não admite preposição. 

Uma forma de evidenciar isso é fazendo a seguinte afirmação para si: 

"Quem [VERBO CONJUGADO][VERBO CONJUGADO] ALGOÀ ALGO ou À ALGUÉM/ ALGO À ALGUÉM"

Se for usado a frase em:
VERMELHO = DIRETO; (SEM PREPOSIÇÃO)
AZUL = INDIRETO; e, (COM PREPOSIÇÃO)
VERDE = DIRETO E INDIRETO. (UM OBJETO É SEM PREP. E O OUTRO POSSUI)

Exemplo:
"Quem anuncia, anuncia ALGO  À ALGUÉM."
"Quem descobre, descobre ALGO."
"Quem gosta, gosta DE ALGUÉM"
 
Portanto, uma vez que o verbo descobrir é VTD e o termo substituído por 
ISSO não possui preposição, o gabarito é LETRA E, mesmo.

Abraço e tmj mnn!

miguelitoito
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/12/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos