PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geometria Molecular

2 participantes

Ir para baixo

Geometria Molecular Empty Geometria Molecular

Mensagem por Caahdo8 Qui 12 Out 2023, 13:15

Qual tipo de interação intermolecular ocorre entre as moléculas de dióxido de carbono entre as moléculas de água e entre as moléculas de dióxido de carbono e água, respectivamente?

a
nos três casos ocorrem interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido.

b
dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio, dipolo-dipolo induzido.

c
ligações de hidrogênio, ligações de hidrogênio, dipolo induzido-dipolo induzido.

d
ligações de hidrogênio, dipolo induzido-dipolo induzido, dipolo-dipolo induzido.

e
dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio, ligações de hidrogênio.

RESPOSTA: B


MINHA DÚVIDA: Por que não é a E?

Caahdo8
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 03/02/2022
Localização : São Paulo, SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Jigsaw Qui 12 Out 2023, 14:15

Caahdo8 escreveu:Qual tipo de interação intermolecular ocorre entre as moléculas de dióxido de carbono entre as moléculas de água e entre as moléculas de dióxido de carbono e água, respectivamente?

a
nos três casos ocorrem interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido.

b
dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio, dipolo-dipolo induzido.

c
ligações de hidrogênio, ligações de hidrogênio, dipolo induzido-dipolo induzido.

d
ligações de hidrogênio, dipolo induzido-dipolo induzido, dipolo-dipolo induzido.

e
dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio, ligações de hidrogênio.

RESPOSTA: B


MINHA DÚVIDA: Por que não é a E?
Caahdo8,

Qual tipo de interação intermolecular ocorre entre as moléculas de dióxido de carbono entre as moléculas de água e entre as moléculas de dióxido de carbono e água, respectivamente?

CO2 (apolar) ------ CO2 (apolar) = DI ---- DI
H2O --------- H2O = Ligações de Hidrogênio
CO2 (apolar) -------- H2O (polar) = DI ---- LH

Para ser LH (Ligação de Hidrogênio) teria que haver as seguintes interações:

FON -------- HFON
HFON ------ HFON

Por EXEMPLO: 

H2O (HFON) --------- H2O (HFON)

Maiores detalhes pode ser visto nesse EXCELENTE vídeo no YouTube (T = 40 min):

https://www.youtube.com/watch?v=o2KfG7lGkp8


REFERÊNCIAS:

Enem 2018 | Química | Forças intermoleculares
Geometria Molecular SpgDrWJzQkStpitH3aqhAPDx6k1koY1K9j2TpSODBKWA_Qeo-e3FaCBPLMxT-TulOMsa_r7NGQ=s48-c-k-c0x00ffffff-no-rj

Stoodi

18 mil visualizações Transmitido há 4 anos 

https://www.youtube.com/watch?v=o2KfG7lGkp8

lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 572
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Caahdo8 Qui 12 Out 2023, 17:53

Obrigado, Jigsaw, mas você na verdade não me explicou o porque de ser a B e não a E.

A resposta que vc me deu para o caso de interação entre co2 e h2o não existe na alternativa... Poderia ver isso para mim, por favor? É justo esse caso que não consegui entender.

Caahdo8
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 03/02/2022
Localização : São Paulo, SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Jigsaw Qui 12 Out 2023, 19:45

Caahdo8 escreveu:Obrigado, Jigsaw, mas você na verdade não me explicou o porque de ser a B e não a E.

A resposta que vc me deu para o caso de interação entre co2 e h2o não existe na alternativa... Poderia ver isso para mim, por favor? É justo esse caso que não consegui entender.
Caahdo8, não tem problema, vou tentar explicar de novo, o importante é que você tem vontade de aprender, vejamos a diferença entre as alternativas:

b) dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio, dipolo-dipolo induzido.

e) dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio, ligações de hidrogênio.

Então a diferença entre as alternativa está no ULTIMO item, ou seja, a interação entre CO2 e H2O, agora vejamos porque NÃO pode ser LH (Ligação de Hidrogênio) atraves de alguns exemplos:

Geometria Molecular Lig_H_grupos_funcionais

No item a) temos ligação ENTRE O-H (HFON) e O-H (HFON) portanto há LH

No item b) temos ligação ENTRE O-H (HFON) e O=C (NÃO É HFON) portanto NÃO há LH

No item c) temos ligação ENTRE O-H (HFON) e O=C (NÃO É HFON) portanto NÃO há LH

No item d) temos ligação ENTRE O-H (HFON) e H-N (HFON) portanto há LH

Lembrando que HFON significa H ligado a F, O ou N, mas isso foi explicado no vídeo que eu lhe indiquei, o qual você NÃO deve ter assistido.

lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 572
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Caahdo8 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Caahdo8 Sex 13 Out 2023, 13:30

Obrigado! Agora entendi.

Ah sim, você tem razão, não assisti mesmo o vídeo pois como tenho muitas coisas para estudar não posso me dar o luxo de ver um vídeo de 2 horas apenas para tirar uma dúvida.

Caahdo8
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 03/02/2022
Localização : São Paulo, SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Jigsaw Sex 13 Out 2023, 14:23

Caahdo8 escreveu:Obrigado! Agora entendi.

Ah sim, você tem razão, não assisti mesmo o vídeo pois como tenho muitas coisas para estudar não posso me dar o luxo de ver um vídeo de 2 horas apenas para tirar uma dúvida.

Caahdo8, eu havia indicado o tempo no vídeo, T = 40 min, conforme abaixo, a explicação durava 2 min, mas como você mesmo disse, você não pode se dar ao luxo.


Maiores detalhes pode ser visto nesse EXCELENTE vídeo no YouTube (T = 40 min):


Última edição por Jigsaw em Sex 13 Out 2023, 17:42, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : readequação do texto da mensagem)
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 572
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos