PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

regência

2 participantes

Ir para baixo

regência Empty regência

Mensagem por Presa Seg 17 Jul 2023, 21:13

Assinale a alternativa em que há erro de regência:
a) Esqueceu-me o livro de contas.
b) Ela lhe quer muito bem.
c) Este é o homem. Você lhe obedecerá.
d) Altos cargos são aspirados por gente medíocre.
e) Minhas palavras não lhe agradaram




Gab : Letra D
Presa
Presa
Jedi
Jedi

Mensagens : 332
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

regência Empty Re: regência

Mensagem por Carlos Heitor (EPCAr) Ter 18 Jul 2023, 11:44

Presa escreveu:Assinale a alternativa em que há erro de regência:
a) Esqueceu-me o livro de contas.
b) Ela lhe quer muito bem.
c) Este é o homem. Você lhe obedecerá.
d) Altos cargos são aspirados por gente medíocre.
e) Minhas palavras não lhe agradaram




Gab : Letra D


Bom dia, Presa. Vamos à solução:

A) Lembre-se que quando o verbo "esquecer" é pronominal, ele é VTI e quando não é, ele é VTD. Nesse caso, note que o "me" é o objeto direto, certo? Então esse "me" não faz parte do verbo indicando reflexividade ou algo do tipo como um pronome oblíquo de um verbo pronominal exige ter. Logo, esse verbo "esquecer", nesse contexto, não é pronominal, sendo, assim, um VTD, então está correto o seu uso.

B) Note que verbo querer com o sentido de desejar algo é VTD, ex: Eu quero passar na EPCAr., além disso, esse verbo, com o sentido de gostar de algo ou querer o seu bem, é VTI. Na B), temos justamente o querer com o sentido de querer o bem de alguém, então ele se torna VTI, sendo necessário o uso do "lhe", como está na opção. Portanto, ela está correta.

C) O verbo "obedecer" é VTI tendo a preposição "a", você obedece a alguém. Dessa forma, está correto o uso do "lhe".

D)

E) O verbo agradar com o sentido de contentar alguém é VTI, tendo a preposição "a", agrada a alguém.

Bom, confesso que não sei a forma correta da regência do "aspirado", apenas do verbo "aspirar" eu conheço. Então, peço que os membros nos ajudem nessa. 

Espero que tenha entendido as outras. Um forte abraço!


Última edição por Carlos Heitor (EPCAr) em Ter 18 Jul 2023, 14:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Consertei um erro de concordância verbal minha.)
Carlos Heitor (EPCAr)
Carlos Heitor (EPCAr)
Padawan
Padawan

Mensagens : 98
Data de inscrição : 15/01/2023
Idade : 15
Localização : Petrópolis - RJ - Brasil

Presa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos