PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 2009

2 participantes

Ir para baixo

FUVEST 2009 Empty FUVEST 2009

Mensagem por alves.hv Ter 03 Jan 2023, 09:59

A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas a 
 a) uma política nacional de atração de mão-de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão. 
 b) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam a Itália e o Japão.
 c) uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.
 d) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.
 e) acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da população brasileira.

GABARITO: A

Alguém sabe me dizer o erro da alternativa E? Question Pois lembro de estudar que a proibição do trafico de escravos impulsionou a busca por imigrantes, além da esperança de embranquecer a população

alves.hv
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 07/11/2022

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2009 Empty Re: FUVEST 2009

Mensagem por Nokia tijolão Ter 03 Jan 2023, 10:13

Bom dia!


Vejo a Letra A como mais certa do que a Letra E.
Os acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos tinham como objetivo aumentar o mercado consumidor de países exportadores de produtos industrializações, como a Inglaterra.
Tanto que o Brasil cumpre tais acordos com a famosa frase: "Leis pra Inglês ver"

A ideia de proibir os tráficos de escravos era para aqueles escravos deixarem de ser servos sem salários, de modo a que, com o desenvolvimento capitalista e a libertação deles, eles se tornarem população consumidora(algo muito vantajoso para aqueles países que exportam)

Agora, se olharmos para a Letra A, ela faz bastante sentido.
O Brasil enfrentava uma falta de mão de obra no período da formação da Itália e Alemanha(momento em que cresce a imigração deles para o Brasil), logo, atrair imigrantes era algo perfeito para o governo brasileiro, pois teríamos mão de obra.

E, com a formação atrasado dos Estados Nacionais Italiano e Alemão, houve uma grande crise social, política e industrial nesses países(vale lembrar q a Itália sofreu, por exemplo, com grandes crises alimentícias nesses períodos) o que acaba por transformar a Formação de um Estado Nacional em um fator de afastamento dessa população para com a sua terra natal.

No caso do Japão, focando mais na questão, temos a questão da abertura do Japão ao mundo, além da crescente onda imperialista japonesa, e outros fatores que ocorrem logo em seguida, como a perda japonesa na 2ª GM, além das duas bombas atômicas que explodiram e Fukushima e Nagasaki


Qualquer dúvida, pontue!
Nokia tijolão
Nokia tijolão
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/11/2022
Idade : 20
Localização : RJ

alves.hv gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos