PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação Fuvest 2009

Ir para baixo

Redação Fuvest 2009 Empty Redação Fuvest 2009

Mensagem por Mbssilva Sáb 22 Dez 2018, 23:32

Boa noite pessoal.
Tem como corrigirem minha redação please?

Proposta:
As fronteiras geográficas são passíveis de contínua mobilidade, dependendo dos movimentos sociais e políticos de um ou mais grupos de pessoas. Além do significado geográfico, físico, o termo “fronteira” é utilizado também em sentido figurado, especialmente, quando se refere a diferentes campos do conhecimento. Assim, existem fronteiras psicológicas, fronteiras do pensamento, da ciência, da linguagem etc.
Com base nas ideias sugeridas acima, escolha uma ou até duas delas, como tema, e redija uma dissertação
em prosa, utilizando informações e argumentos que deem consistência a seu ponto de vista.
Link: http://acervo.fuvest.br/fuvest/2009/fuv2009_2fase_por.pdf(página 14)


     Nos dias de hoje, vivemos em um mundo cada vez mais integrado, fruto das modificações provenientes do processo de globalização. Isso tem acarretado em mudanças positivas, como a flexibilização(parcial) das fronteiras físicas e geográficas, e em mudanças negativas, como o fortalecimento do racismo e da xenofobia.
     Com a consolidação do capitalismo paós o fim da Guerra Fria, o mundo passou por um grande processo de globalização. Nesse sentido, alguns blocos econômicos surgiram e outros foram aprimorados, numa tentativa de inserirem-se nessa lógica político-econômica. Isso acarretou na flexibilização de algumas fronteiras entre nações, como é o caso de vários países europeus. Com a consolidação da União Europeia, UE, assistimos à uma crescente dissolução de fronteiras físicas entre as nações desse bloco, o que tem gerado um crescente intercâmbio cultural entre as pessoas desses países, o que do ponto de vista humano, é muito positivo.
     Por outro lado, se para algumas pessoas os limites entre os países "praticamente sumiram", para outras elas ficaram bem mais visíveis e materiais, tomando a forma de muros e cercas, o que vem fortalecendo o racismo nos últimos anos. Em especial nos países desenvolvidos, vemos diariamente o fortalecimento de suas divisões com os países subdesenvolvidos. A relação entre México e Estados Unidos, ou mesmo o caso da UE ressalta isso. Os EUA tem investido pesado na construção de barreiras na fronteira mexicana, e também na fiscalização delas, para impedir a entrada de imigrantes que, sobretudo, buscam apenas uma oportunidade de recomeçar a vida. Outrossim, a União Europeia, que tem conseguido resultados expressivos na integração cultural europeia, está constantemente endurecendo a fiscalização e a entrada de imigrantes de países pobres, ao mesmo passo que cria uma espécie "passe livre" para pessoas de vários países ricos(e.g., Canadá e Austrália). Dessa forma, infelizmente, reforça-se um esteriótipo de que imigrantes de países subdesenvolvidos são "invasores", e fortalece o racismo e a xenofobia nesses países desenvolvidos.
     Apesar de tudo, as fronteiras ainda são necessárias. Não como forma de repressão, segregação e fortalecimento de preconceitos ou nacionalismos "bobos", mas sim para controle e fiscalização aduaneira e policial. Assim, resta-nos torcer e trabalhar duro em prol de uma maior união entre os povos, para que as fronteiras no mundo sejam menos "muros" e mais "Fronteiras da Paz", como é o bom exemplo que Brasil e Uruguai dão para o mundo.

Por favor, me deem um feedback realista.
Muito obrigado desde já.

____________________________________________

Baixe o livro Análise Combinatória e Probabilidade do A.C. Morgado com o gabarito e o solucionário dos exercícios.

Link 1: https://drive.google.com/open?id=0B4rrFzh6MB34NlVpeEpMZEdYSWs
Link 2: https://mega.nz/#F!FcpEWTCC!XrlsFKcPNR3ePOFm3OVJsg


Mbssilva
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 359
Data de inscrição : 15/01/2015
Idade : 25
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos