PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pontuação

2 participantes

Ir para baixo

Pontuação Empty Pontuação

Mensagem por scofield Sáb 03 Dez 2022, 00:36

(ESAF) Identifique o item em que a pontuação está correta.

a) Sobre a sociedade, acima das classes, o aparelhamento político: uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada           - impera, rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável, de comando. Esta camada, que não representa a nação, quando forçada pela lei do tempo, renova-se e, substitui velhos por moços, inaptos por aptos, num processo que cunha e nobilita os recém-vindos, imprimindo-lhes, os seus valores.

b) Sobre a sociedade acima das classes, o aparelhamento político – uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada;        impera, rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável de comando. Esta camada, que não representa a nação,               quando forçada pela lei do tempo, renova-se e substitui velhos por moços, inaptos por aptos, num processo que cunha, e nobilita os       recém-vindos, imprimindo-lhes os seus valores.

c) Sobre a sociedade acima das classes o aparelhamento político. Uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada –        impera rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável de comando. Esta camada, que não representa, a nação                 quando  forçada pela lei do tempo renova-se e substitui velhos por moços, inaptos por aptos, num processo que cunha, e nobilita os       recém-vindos, imprimindo-lhes os seus valores.

d) Sobre a sociedade acima das classes, o aparelhamento político; uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada;           impera, rege e governa em nome próprio, num círculo impermeável, de comando. Esta camada, que não representa a nação,                 quando forçada pela lei do tempo, renova-se e substitui, velhos, por moços, inaptos por aptos num processo que cunha e nobilita,           os recém-vindos, imprimindo-lhes os seus valores.

e) Sobre a sociedade, acima das classes, o aparelhamento político – uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada –    impera, rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável de comando. Esta camada, que não representa a nação,               quando forçada pela lei do tempo, renova-se e substitui velhos por moços, inaptos por aptos, num processo que cunha e nobilita os       recém-vindos, imprimindo-lhes os seus valores.


GABARITO:
scofield
scofield
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 08/10/2020
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Pontuação Empty Re: Pontuação

Mensagem por dd0123 Dom 25 Dez 2022, 22:25

Olá !

Para resolver essa questão eu:
1º li o texto todo em pelo menos duas alternativas para entender o que o autor quer dizer e o que o exercício quer de você
2º segui algumas regras básicas de uso de vírgulas
mas lembre-se: a pontuação existe para haver uma leitura fluida e com pausas no momento certo, que favoreçam o entendimento e uma boa comunicação. por isso não adianta decorar regras, só mesmo com a frequência da leitura.

vamos lá

esboço:

Sobre a sociedade, acima das classes, (vírgulas corretas pois está falando da sociedade sem levar em consideração as classes e não de uma sociedade que se sobressai às classes) o aparelhamento político  (deve ser duplo travessão pois separa do texto um aposto que é grande e contém vírgulas - se usasse duas vírgulas em vez do travessão poderia deixar o texto com excesso do ponto) uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada  impera, (uso correto pois é uma enumeração) rege e governa, em nome próprio, (2 vírgulas para aposto pequeno) num círculo impermeável, (uso errado de vírgula pois está separando termos que se completam) de comando. (correto para finalizar o período) Esta camada, que não representa a nação, (duas vírgulas para separar a O. S. adjetiva explicativa iniciada pelo pronome relativo 'que') quando forçada pela lei do tempo, (uso correto para separar a O. S. adverbial quando ela vem antes da oração principal) renova-se e, (uso incorreto pois o sujeito do verbo 'renova-se' é o mesmo do verbo 'substitui') substitui velhos por moços, inaptos por aptos, (correto pois é enumeração de mais um exemplo) num processo que cunha e nobilita os recém-vindos, (correto para pausa e separar orações independentes) imprimindo-lhes, (incorreto pois está separando um verbo de seu complemento) os seus valores.


Esse esboço nos leva à alternativa E:

e) Sobre a sociedade, acima das classes, o aparelhamento político – uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada – impera, rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável de comando. Esta camada, que não representa a nação, quando forçada pela lei do tempo, renova-se e substitui velhos por moços, inaptos por aptos, num processo que cunha e nobilita os recém-vindos, imprimindo-lhes os seus valores.


Qualquer dúvida, manda! 

Espero ter ajudado, abçs
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos