PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

|HALETOS DE ALQUILA| - Reação de Grignard

Ir para baixo

|HALETOS DE ALQUILA| - Reação de Grignard Empty |HALETOS DE ALQUILA| - Reação de Grignard

Mensagem por Arlindocampos07 Seg 01 Ago 2022, 13:13

A reação do iodeto de isopropil-magnésio com um iodeto de alquila opticamente ativo produziu um hidrocarboneto opticamente inativo de massa molar 128 g/mol.

a) Determine o iodeto original. 
b) Qual é o reagente de Grignard mais simples que poderia reagir com esse iodeto, de modo a obter um hidrocarboneto quiral.

GABARITO:

O que eu encontrei, foi:

a):
 

b):
 

Concordam com minhas respostas, ou me enganei em algum ponto?
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

|HALETOS DE ALQUILA| - Reação de Grignard Empty Re: |HALETOS DE ALQUILA| - Reação de Grignard

Mensagem por Arlindocampos07 Sex 02 Set 2022, 19:58

Galera, vou ressuscitar o tópico pois consegui entender a questão, logo, vou deixar a resolução para algum colega que precise futuramente:

Seguinte, minha letra a) tá ok, pode seguir por ela. Passou disso, finge que não escrevi mais nada na resposta original, pois eu não tava bem da cuca e coloquei umas coisas que não faziam sentido (eu, realmente, não havia prestado um pingo de atenção ao enunciado.)

Bora lá:

Para nos situarmos, abaixo temos os participantes da reação:

|HALETOS DE ALQUILA| - Reação de Grignard S10

Se o iodeto procurado é opticamente ativo, então precismos que R1 ≠ R2 ≠ R3. Como também, os três carbonos do grupo isopropil + os carbonos de R1, R2 e R3 devem ser igual a 9.

Usando o bom senso, já podemos inferir que um dos três substituintes deverá ser um grupo isopropil para que o alcano de 9 carbonos seja aquiral (como pede o comando), assim:

|HALETOS DE ALQUILA| - Reação de Grignard S11
Agora, sendo R1 ≠ R3, e o número de carbonos de R1 + R3 sendo igual a 2, temos o seguinte produto:

|HALETOS DE ALQUILA| - Reação de Grignard S12

Logo, o iodeto reagente seria o:

|HALETOS DE ALQUILA| - Reação de Grignard S13
É isso, espero que tenha ficado claro! Very Happy
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos