PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética- Enem

2 participantes

Ir para baixo

Genética- Enem Empty Genética- Enem

Mensagem por Daira Rezende3 Seg 11 Jul 2022, 22:26

Boa noite

Gostaria, por gentileza, de saber qual a real diferença entre polialelia e poligenia... Como identificar cada um nos exercícios? Desde já, agradeço imensamente.
Daira Rezende3
Daira Rezende3
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 28/09/2020
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Genética- Enem Empty Re: Genética- Enem

Mensagem por nathanvasoncelos958 Sex 22 Jul 2022, 08:42

Opa, tudo certo? 
Polialelia ou Alelos múltiplos é quando uma característica genética ou um gene ( por exemplo seu tipo sanguíneo) pode ser determinado por mais de 2 alelos. No caso do tipo sanguíneo existe o alelo IA, IB , i.
Sangue A-> IAIA ou IA i 
Sangue B-> IBIB ou IB i
Sangue AB-> IAIB 
Sangue O-> ii
perceba que nos cromossomos podemos ter mais do que os 2 alelos que usualmente  trabalhamos na genética -> UM dominante ''G'' e outro recessivo ''g''
Já o caso de Poligenia ou herança quantitativa é um tipo de Interação genica . Tal interação genica é quando vários genes em cromossomos distintos contribuem para formar uma característica fenotípica. É como se vários genes em cromossomos distintos trabalhassem em conjunto(produzindo suas proteínas ) para formar uma única característica em você.
Existem três tipos de interação genica
Interação complementar-> é quando os genes trabalham em conjunto para complementar formar o fenótipo(um exemplo é uma cobra do milharal estadunidense  em que a cor de sua pele é formada por vários genes diferentes. Caso sejam dominantes nos seus cromossomos um deles produz o branco; outro a cor preta; o outro a cor laranja. Nesse caso o fenótipo máximo de dominância nos múltiplos pares de cromossomos gera uma cobra alaranjada com listras pretas ao passo que uma com genótipo recessiva em todos os genes gera uma cobra branca ) 
Epistasia-> (Em linhas gerais e citando apenas o caso de epsitasia recessiva) é quando a recessividade em um dos pares de cromossomos inibe a atuação dos outros.
Herança quantitativa ou poligenia: Esse é seu caso. Perceba que a diferença está no tipo de interação: em polialelia UM unico gene é determinado por mais de 2 alelos(ou seja o par de cromossomos homologos podem apresentar +2 alelos daquele gene), já a poligenia é um tipo de interação genica em  que uma característica e determinado por VARIOS genes(VArios pares de cromossomos homólogos ). Nesse caso de poligenia o fenótipo é intensificado  ou diminuído de acordo com existência de mais ou menos dominantes no genótipo de Cromossomos distintos. Exemplificando com a cor da pele: 
Genética- Enem H9AGHYhvXX2+AAAAABJRU5ErkJggg==
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Daira Rezende3 e helenfreitasf gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos